CARIBOU – OUR LOVE

Escrito por em 01/12/2014

Dan Snaith, produtor e compositor canadense, é o nome por trás do projeto Caribou, que lança esse ano o disco Our Love. Caribou, porém, é apenas uma das facetas de Snaith, que também assina músicas com os pseudônimos Manitoba e Daphni. Em cada um dos seus projetos, o compositor explora a música eletrônica de forma diferente, sempre experimentando com novas ideias. Mas desde seu último disco como Caribou, o Swim de 2010, ele parece ter encontrado um campo de conforto musical, e desde então seus trabalhos têm sido experimentações nesse mesmo campo.

“Experimental” pode ser uma palavra que assuste, ainda mais se tratando de música. Mas nem sempre ela é sinônimo de música difícil de entender e digerir, e com certeza isso não se aplica a Our Love. Pelo contrário, de todos os trabalhos de Caribou, esse é com certeza o mais acessível. Snaith utiliza o amplo e popular tema do amor para criar um disco de música eletrônica capaz de despertar as emoções mais diversas, da melancolia ao romance, da euforia à nostalgia. Esse é o grande mérito de trabalhos que não se entregam de primeira, sua completude permite que ouvintes façam leituras diferentes das músicas, de forma que o disco se relaciona em nível pessoal com cada indivíduo.

Caribou usa e abusa dos loopings, se aproximando de trabalhos como o do Disclosure e James Blake, pois Our Love rende ótimas faixas dançantes (como as do duo inglês), e que ao mesmo tempo são introspectivas e nebulosas (como o trabalho do jovem produtor). A faixa de abertura, “Can’t Do Without You”, é uma das mais interessantes do disco nesse aspecto. Ela segue repetindo o título num loop infinito, enquanto as batidas dos sintetizadores crescem até atingir um ápice épico nos momentos finais da música. Um bom exemplo de como uma música experimental pode funcionar bem nas pistas de dança, sem cair no manjado da EDM comercial.

Our Love, assim como os demais trabalhos de Dan Snaith, pode ser comparado também aos trabalhos de James Blake, Bonobo, Bibio, e até os remixes de SBTRKT, entre outros, no que se trata de utilizar a música eletrônica como campo de exploração e pesquisa. O trabalho que esses compositores fazem agora serão a base de influência para os novos produtores de música eletrônica que estão para surgir.

Diana Ragnole, estagiária em Programação Musical.

 

A seguir, a lista de músicas que vão ao ar de segunda à sexta, às 15h45:

segunda-feira

  1. Can’t Do Without You
  2. Silver

terça-feira

3.  All I Ever Need

4.  Our Love

quarta-feira

5.  Dive

6.  Second Chance

quinta-feira

7.  Julia Brightly

8.  Mars

sexta-feira

9.  Back Home

10.  Your Love Will Set You Free

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA