Beyoncé – Lemonade

Escrito por em 02/05/2016

Sábado, dia 23 de abril, foi lançado o álbum visual da Beyoncé em um especial da HBO, na sequência, seu álbum estava no Tidal, nas redes sociais e logo na boca do povo. Lemonade, sexto disco de estúdio da cantora, é de fato seu trabalho mais intimista. Com forte carga emocional, momentos de fúria e crise conjugal, o novo disco da Beyoncé, como o próprio nome já sugere, é azedo e doce como uma limonada. Produzido pelo grande nome do pop contemporâneo Diplo, o disco traz ainda participações de  Kendrick Lamar, James Blake, Weeknd e Jack White.

Participações à parte, o destaque vai completamente para Beyoncé, que assina todas as músicas do trabalho. As canções trazem temas como decepções amorosas, traição, feminismo e superação. Pelo visto, as coisas não vão bem entre a rainha e o rei do pop. Na terceira faixa, a furiosa “Don’t Hurt Yourself”, Beyoncé já ataca na primeira estrofe: “Quem diabos você pensa que eu sou? Você não é casado com uma vadia qualquer, menino”. Na faixa seguinte, “Sorry”, ela dispara mais uma “Hoje eu me arrependo da noite em que coloquei um anel em meu dedo”. Além das alfinetadas diretas, o disco traz faixas como “Freedom”, com participação do Kendrick Lamar, e “Formation”, o primeiro single do disco, que fazem um resgate do passado da cantora e uma analogia direta da sua vida pessoal com o sofrimento dos negros norte-americanos. Há também faixas bem introspectivas e sinceras como a emocionante “Love Drought”  em que ela canta: “Nove vezes de dez eu estou dentro dos meus sentimentos, mas dez vezes de nove eu sou apenas humana”, aqui podemos ver Beyoncé tirando a máscara e sendo ela mesma. Por outro lado, “All Night”, penúltima faixa do disco, apresenta uma luz no fim do túnel,  com um refrão que traz beijos e abraços ela canta: “Vou te dar um tempo pra você provar que eu consigo confiar em você”.

beyonce-formation

Apesar de todo o drama em torno da infidelidade, Lemonade ganha destaque por ser um trabalho coeso e muito sincero. É possível que Jay-Z tenha traído a cantora? Sim. É possível que tudo isso seja uma farsa para gerar o burburinho entre os fãs? Sim. A questão aqui, não são as teorias da conspiração ou não. Independente de qual seja a verdade, uma coisa é certa, Lemonade é uma revolução do pop à sua própria maneira. Independente de quem foi o traidor, Beyoncé como mulher sai por cima, ela não deixa barato, ela se volta contra isso. Mais do que nunca, vemos Beyoncé levantar a bandeira negra e a bandeira do feminismo em todas as faixas de seu álbum.  Em “Formation” ela deixa isso claro. Ela é o Bill Gates Negro, ela é poderosa, ela pode e mata todo mundo mesmo, e na mesma faixa ela  também deixa claro que ela é quem comanda o relacionamento, ela está no controle!

Outra questão fundamental para a grande repercussão de Lemonade é que, nesse disco, Beyoncé leva todos os créditos, você não vê em parte alguma o nome de seu marido, e nem deveria. O casal vale mais de 96 bilhões de dólares, portanto juntos eles voam, porém separados já nem tanto. Nesse sentido, Lemonade surge como uma afirmação da cantora como a rainha do pop, a dona do império. E sob seu comando e suas vontades, ela mostra ao mundo que não leva desaforo pra casa. Lemonade é uma obra-prima, um tapa na cara de quem se achava o rei, de quem achou que ela estava derrotada e um soco na nuca de uma sociedade machista e racista.

Hugo Safatle, programador musical na Rádio UFSCar 95,3 FM


A seguir, a lista de faixas que você escuta de segunda a sexta, às 15h30. Você também pode ouvir o álbum na íntegra no sábado, às 15h, aqui na 95,3 FM, escute diferente!

Segunda-feira

01 – Pray You Catch Me

02 – Hold Up

Terça-feira

03 – Don’t Hurt Yourself (feat. Jack White)

04 – Sorry

Quarta-feira

05 – 6 Inch (feat. The Weeknd)

06 – Daddy Lessons

Quinta-feira

07 – Love Drought

08 – Sandcastles

09 – Forward (feat. James Blake)

Sexta-feira

10 – Freedom (feat. Kendrick Lamar)

11 – All Night

12 – Formation

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA