Bat for Lashes – The Haunted Man

Escrito por em 29/10/2012

Sempre que tenho uma nova confirmação de quando uma artista desponta e lança seu trabalho, eu reafirmo: a segunda década do milênio é a época das grandes vozes femininas. Dessa vez, é Natasha Khan, responsável pelo excelente projeto intitulado Bat For Lashes, que entra neste hall partilhado por Björk, Florence Welsh, Adele, Fiona Apple entre outras.

The Haunted Man é o terceiro trabalho de Khan, sucessor de Fur and Gold (2006) e do aclamado Two Suns (2009), que a fez ganhar mais visibilidade na mídia.

A música de Bat for Lashes tem um público um tanto quanto específico e sua projeção fora desta esfera, como aconteceu com o hit “Daniel”do ábum de 2009, é um grande passo. Frequentemente comparada com PJ Harvey, Kate Bush e até mesmo Björk, não há como negar o talento da moça, que tem sim, referências inúmeras de tais cantoras, porém transforma tudo isso em um amálgama de talento e sensibilidade, criando particularidades em sua música singela e melancólica.

Pianos, teclados e texturas sonoras são o forte do LP, carregado pela voz de Natasha que evolui ao longo das 11 faixas, aliás muito bem ordenadas: começando com “Lilies” e “All Your Gold”, passando pelo climax na sequência de “Oh Yeah”, “Laura” (uma das melhores faixas do álbum) e “Winter Fields”  que fecha o álbum de maneira calma e acertiva.

É interessante ressaltar que, de forma paradoxal, o disco caminha para algo mais comercial e pop, no entanto, ainda tem alguma experimentação, seja em alguns backing vocals perdidos aqui e acolá, seja nas letras, seja na sonoridade em si: Khan anda por uma corda-bamba, se equilibrando entre as duas propostas, mas com a ajuda da maturidade e confiança que o terceiro álbum de uma artista autoral traz.

A capa é algo a se comentar: Natasha Khan, nua, carrega um homem nu adormecido em seus ombros. É belíssima a maneira como a imagem não soa vulgar, pornográfica e nem mesmo erótica; tem-se só uma sensação boa, comoção talvez, causada pela foto. Segundo Khan, a pose escolhida (nada sexy) é justamente por estar cansada da representação da mulher na mída num contexto geral.

The Haunted Man é um trabalho coeso, correto e maduro. O homem que tiver a sorte de ser assombrado pela melodia de Bat For Lashes só tem a agradecer.

Diego Paulino,
Estagiário em Programação Musical na Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você ouve de segunda a sexta às 15h45, na Rádio UFSCar:

segunda-feira
1. Lilies
2. All Your Gold
terça-feira
3. Horses of The Sun
4. Oh Yeah
quarta-feira
5. Laura
6. Winter Fields
quinta-feira
7. The Haunted Man
8. Marilyn
9. A Wall
sexta-feira
10. Rest Your Head
11. Deep Sea Diver

Revisão: Sheila Castro

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA