Anna Calvi – Anna Calvi

Escrito por em 17/01/2011

imagesA primeira grande surpresa de 2011 chegou! O seu nome é Anna Calvi, cantora inglesa com 25 anos de idade e origem italiana.

No final do ano passado, ela se apresentou ao público e à crítica com uma versão épica e tribal de “Jezebel”, música escrita nos anos 50 por Wayne Shanklin e levada ao sucesso na interpretação de Edith Piaf. As respostas não demoraram a chegar, os críticos e o público se apaixonaram por ela e nomes famosos como Brian Eno e Nick Cave também se renderam ao talento de Anna. Cave, inclusive, a colocou na abertura de seus shows europeus.

Neste mês de janeiro, Anna lança o seu disco de estreia, pelo selo independente Domino Records, confirmando as suas qualidades vocais, de guitarrista e de compositora. Um trabalho ambicioso produzido por Rob Ellis, baterista e, principalmente, produtor e arranjador que já produziu grandes nomes da música, que vão da Marianne Faithfull a Ute Lemper, passando por Placebo e Martina Topley-Bird.

Já foi comparada legitimamente a PJ Harvey, Patti Smith, Nico e à rainha dark da década de 80, Siouxie Sioux. Se prestar atenção, você poderá ouvir todas essas referências musicais, mas Anna Calvi brilha com luz própria. Sem necessitar de grandes artifícios, o seu é um rock enxuto, quase minimalista, que ela consegue carregar de emoção, atmosferas tenebrosas e um romantismo decadente.

O disco abre com “Rider to the Sea”, faixa instrumental com ecos Flamencos, que nos introduz em seu mundo noturno e tranquilo; continua com o rock blues delicado, “No More Words”, e na sequência, a música talvez mais “Pop” do CD, “Desire”. Mas, a verdadeiras pérolas são ”The Devil”, um lamento melancólico escrito em Paris, na qual, mais uma vez, se destaca a guitarra, tocada pela própria Anna, com grande maestria e conhecimento e “I’ll Be Your Man”, a canção que Nick Cave e PJ Harvey esqueceram de escrever.

Este álbum de estreia deixará marcas profundas nas almas mais sensíveis e na história da música Rock contemporânea. Um disco perfeito se não fosse pela ausência do primeiro single, “Jezebel”.

Talvez seja cedo para dizer que será um dos melhores discos deste ano que acabou de começar, mas tem boas chances para se destacar ao longo deste 2011.

Paz!
Mauro Lussi
Programador musical e DJ da
Rádio UFSCar

A seguir, a lista das músicas que você ouve durante essa semana, às 16h00, na Rádio UFSCar:

Segunda-feira
1.Rider To The Sea
2.No More Words

Terça-feira
3.Desire
4.Suzanne and I

Quarta-feira
5.First We Kiss
6.The Devil

Quinta-feira
7.Blackout
8.I’ll Be Your Man

Sexta-feira
9.Morning Light
10.Love Wont Be Leaving

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA