Alice Russell – To Dust

Escrito por em 11/03/2013

The Bamboos, Belleruche, Hidden Orchestra, Hot 8 Brass Band, Nostalgia 77, Quantic, Bonobo, o traço comum a estes artistas é que além de pertencerem a Tru Thoughts, um pequeno selo independente que é uma garantia quando se fala de soul, funk e R’n’B, e que em pouco mais de dez anos se tornou referência para todos os apaixonados por estes estilos que dominaram as paradas das décadas de 60 e 70, e que agora estão de volta com uma roupagem nova graças aos artistas acima citados, dentre muitos outros.

Um nome que se destaca no time da Tru Thoughts e aquele da Alice Russel, talentosa cantora inglesa, que está lançando o seu sexto álbum autoral intitulado To Dust. Criada na pequena cidade de Framlingham, em uma família de músicos, desde cedo começou a estudar violoncelo para depois cantar em várias formações corais, e em 1994 ela se matriculou no curso de arte e música em Brighton.

O seu nome começou a ganhar visibilidade no início de 2000, quando, graças à sua dote vocal despertou a atenção de  produtores e músicos emergentes do calibre de Quantic (na época ainda radicado na Inglaterra), Nostalgia 77 e Bonobo, com os quais começou vários parcerias depois. Cada uns deles com o próprio estilo, mas com um único denominador comum, o resgate de estilos “esquecidos” dos quais podemos escutar só os registos da época dourada da black music.

Nos tempos das pulsações frenéticas do hip hop, D’n’B e do house, o desafio de Alice não é fácil, mas a carta na manga é mais uma vez a voz forte, profunda e vibrante com referências que vão do gospel ao jazz passando por um enérgico funk, acompanhada por uma base rítmica incisiva, com batidas quebradas que brincam com as linhas melódicas e os arranjos cativantes.

Ao longo do disco encontramos a elegância extravagante do R’n’B de New Orleans, assim com o soul pop com um apelo mais comercial que não tem nada a perder se comparado aos grandes sucessos de Adele ou Amy Winehouse.

To Dust é um disco para ouvir uma vez e depois mais uma, mais uma…é quase impossível ficar parado ouvindo os timbres de cada instrumento, os arranjos ecoam na caixa torácica e fazem o teu coração pulsar em sintonia com o ritmo da música!

Paz!

Mauro Lussi
Coordenador de programação musical e DJ da
Rádio UFSCar

segunda-feira
1. A to Z
2. Heartbreaker Pt.2
3. For a While
terça-feira
4. Heartbreaker
5. I Loved You Interlude
6. Hard and Strong
quarta-feira
7. To Dust
8. I Loved You
quinta-feira
9. Twin Peaks
10. Heartbreaker Interlude
11. Let Go (Breakdown)
sexta-feira
12. Drinking Song Interlude
13. Citizens
14. Different (Bonus Track)

Revisão: Sheila Castro

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA