Mark Ronson – Uptown Special

Escrito por em 26/01/2015

Que “Uptown Funk” é o novo hit do verão, isso todo mundo sabe. A música pop-funk do momento conquistou as paradas radiofônicas norte-americanas de assalto (alguém ainda se importa com isso?) e vem trazendo de volta o passinho às pistas de dança. Mas o sucesso dessa gema da música pop fez muita gente torcer os neurônios quanto ao lado esquerdo do “feat.”. Afinal de contas, quem é esse branquelo que aparece por 5 segundos no vídeo e leva a autoria da música?

A resposta: nada mais nada menos que um dos produtores mais distintivos que os anos 2000 tiveram a oferecer:- Mark Ronson. Mas fique tranquilo, se você nunca ouviu falar do cara, não precisa se preocupar. Produtores costumam ficar na surdina mesmo, ossos do ofício. Para cada George Martin, Quincy Jones, Brian Eno e Butch Vig tem um Beatles, Michael Jackson, Talking Heads e Nirvana assumindo o holofote, mas esses artistas icônicos devem mais a seus parceiros anônimos do que lhes é dado crédito. Amy Whinehouse, por exemplo, teve muito de seu apelo retrô moderno construído pelo próprio Ronson, que repetiu a dose no último disco de Bruno Mars.

É isso aí. Agora que demos nome aos bois podemos seguir e falar do quarto álbum de autoria do responsável silencioso por hits como “Rehab” e “Valerie”. Uptown Special é o primeiro da carreira do produtor inglês a emplacar um hit simultâneo nos EUA e na terra da Rainha. Trata-se de “Uptown Funk”, aquela pérola da música pop a que me referi no começo da resenha.

O dedo de Ronson é tão dourado que fez até Bruno Mars parecer suportável por 4 minutos, e olha que estamos falando de uma das figuras mais neutras a colar nas paradas em décadas. A faixa, que capitaliza o molejo da voz de – quem diria – Mars, e num groove arquitetado para o famigerado passinho, resume bem a máxima de Uptown Special: “bring the funk back”/ trazer o funk de volta.

Calma, Ronson não é tão pretensioso a ponto de pensar que pode ser o novo Prince ou algo assim, mas faz um bom trabalho de readaptação da funk music aos tempos modernos, semelhante com o que fez com o Motown sound junto de Amy Whinehouse. Armado de um elenco estelar, que conta inclusive com gaitas de Stevie Wonder em sua abertura e encerramento, Uptown Special é um poço fundo de referências que consegue divertir tanto quanto surpreender – se não por originalidade, por sacadas geniais como as de achar na voz de Kevin Parker (Tame Impala) o timbre perfeito para embalar baladas soft-funk-psicodélicas de alusão sexual (Daffodils). Menções honrosas ficam também por conta da novata Keyone Starr, que encarna Chaka Khan em meio aos sintetizadores e sopros de “I Can’t Lose”, e de um ensandecido Mystikal na “jamesbrownesca” (sim, acabei de inventar esse monstro) “Feel Right”, mandando as rimas mais marcantes de um álbum que teve boa parte de suas letras escritas por Michael Chabon, autor norte-americano ganhador do Prêmio Pulitzer.

Não se engane: Uptown Special é totalmente pensado para lançar a carreira de Ronson após um longo período desde sua última colaboradora estelar. A presença de Jeff Bhasker na coprodução (Kanye West, Jay-Z), para ter certeza que Ronson não vá longe demais como fez em “Record Collection”, é prova disso. Mas se me permitem dizer, deu muito certo. Se “Uptown Funk” é a “Get Lucky” de 2015, então começamos o ano muito bem.

 

Henrique Gentil

Bolsista em Programação Musical da Rádio UFSCar

A seguir, a lista de músicas que você escuta de segunda a sexta, às 15h45, na Rádio UFSCar

Segunda-feira

  1. Uptown’s First Finale (feat. Stevie Wonder and Andrew Wyatt)
  2. Summer Breaking (feat. Kevin Parker)

Terça-feira

  1. Feel Right (feat. Mystikal)
  2. Uptown Funk! (feat. Bruno Mars)

Quarta-feira

  1. I Can’t Lose (feat. Keyone Starr)
  2. Daffodils (feat. Kevin Parker)
  3. Crack In the Pearl (feat. Andrew Wyatt)

Quinta-feira

  1. In Case of Fire (feat. Kevin Parker)
  2. Leaving Los Feliz (feat. Jeff Bhasker)

Sexta-feira

  1. Heavy and Rolling (feat. Andrew Wyatt)
  2. Crack In The Pearl II (feat. Stevie Wonder and Jeff Bhasker)

 

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA