Podcast Ciência UFSCar divulga pesquisas em conversas com cientistas

Escrito por em 06/08/2021

Podcast Ciência UFSCar divulga pesquisas em conversas com cientistas

Produção é parceria da Rádio UFSCar com a Assessoria para Comunicação Científica

Implantada em março deste ano, a Assessoria para Comunicação Científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) acaba de firmar parceria com a Rádio UFSCar 95,3 FM para produção de mais um canal de diálogo dos cientistas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com diferentes públicos: o podcast “Ciência UFSCar”, que a cada semana trará uma conversa com pesquisadores e pesquisadoras atuantes na Universidade sobre o trabalho que desenvolvem e sua relação com grandes desafios enfrentados no cotidiano.

Episódios inéditos vão ao ar na Rádio UFSCar às sextas-feiras, às 13h30, com reprise na segunda-feira, às 11 horas, e também ficarão disponíveis nas principais plataformas agregadoras de podcasts, como Spotify, Apple e Google Podcasts, Deezer e Castbox, dentre outras, além da área de podcasts no site da Rádio UFSCar.

“A criação de uma unidade dedicada especificamente à Comunicação Científica visa ampliar a visibilidade da pesquisa desenvolvida na Universidade para objetivos que têm relação tanto com as necessidades da própria Ciência, que hoje sofre com a falta de recursos e apoio no Brasil, quanto com a democratização do acesso ao conhecimento que é produzido nas universidades”, registra Mariana Pezzo, que coordena a área na UFSCar. “Estamos só começando o trabalho, com a ampliação dos canais para esse diálogo, com iniciativas em texto, vídeo e, agora, como o podcast Ciência UFSCar, que certamente será o primeiro de muitos”, complementa.

No episódio de estreia do podcast Ciência UFSCar, Mônica Aguiar, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Universidade, apresenta o trabalho do Laboratório de Controle Ambiental, que há mais de 30 anos desenvolve meios filtrantes mais eficientes. Recentemente, a pesquisa resultou em fibras obtidas de PET reciclado que podem ser usadas no combate à Covid-19.

Sextas – 13h30 e segundas – 11h

Sugestões de pauta para o podcast Ciência UFSCar e demais produtos desenvolvidos pela Assessoria de Comunicação Científica podem ser encaminhadas ao e-mail culturacientifica@ufscar.br. A Assessoria também está no Twitter, em @ciencia_ufscar.