A NASA contratou duas empresas americanas para enviar cargas à superfície da lua, com o objetivo de montar uma estrutura mínima por lá e compreender melhor o ambiente. O primeiro lançamento deve acontecer no final de dezembro. E essa missão comercial é fundamental para viabilizar também a missão Artemis, em que a NASA prepara quatro astronautas para voltar à lua depois de mais de cinquenta anos. O professor Adilson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, comenta os detalhes dessas duas missões no episódio desta terça-feira, 28.
Você sabia que o grafite do lápis que você usa e o diamante são feitos do mesmo elemento químico? O grafite e o diamante são compostos de carbono e a diferença entre eles se deve à organização diferente dos átomos. E essa possibilidade de diferentes arranjos dos átomos é que possibilita a criação de diversos materiais. E esse é o tema que o professor Adilson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, apresenta no episódio desta terça-feira, 14.
Para que serve o estudo da Física? E como as pesquisas nessa área fazem diferença no nosso dia a dia? O professor Adílson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, fala sobre as muitas descobertas feitas ao longo da história e como esses estudos levaram a inovações imprescindíveis hoje para todos nós, no episódio desta terça-feira, 7.
Pesquisadores da Universidade de Nottingham no Reino Unido desenvolveram uma tecnologia revolucionária que poderia transformar o tratamento do glioblastoma, uma forma agressiva de câncer cerebral, usando estimulação elétrica por bionanoantenas. E esse é o tema que o professor Adilson de Oliveira do Departamento de Física da UFSCar, no episódio desta terça-feira, 31.
A NASA divulgou há alguns dias os registros mais recentes das Sondas Voyager 1 e 2, duas espaçonaves que estão explorando a via láctea e que conseguiram atingir os pontos mais distantes no espaço. Esse é o tema que o professor Adílson de Oliveira apresenta no episódio desta terça-feira, 24, do Fala Cientista - Por Dentro da Ciência.
Substituto do Hubble, o telescópio James Webb deve levar a uma revolução no conhecimento dos objetos celestes como estrelas, buracos negros e sistemas planetários. Esse é o assunto abordado pelo Professor Adilson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, no episódio desta terça-feira, 17, do Fala Cientista - Por Dentro da Ciência.
Neste feriado prolongado, vai ser possível assistir a um espetáculo da natureza: no sábado à tarde, tem eclipse solar, que vai poder ser observado em várias regiões do país. O professor Adilson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, explica como vai ser esse fenômeno e quais cuidados necessários para observá-lo, no episódio desta terça-feira, 10, do Fala Cientista - Por Dentro da Ciência.
O Nobel de Física 2023 foi dado a três cientistas com estudos que exploram o universo dos elétrons. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 3, pela Academia Real de Ciências da Suécia. O professor Adílson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, explica quem são esses três pesquisadores e os trabalhos que eles vêm desenvolvendo.
O calor extremo vai dizimar a humanidade e os mamíferos da Terra. É o que aponta um estudo publicado na Revista Nature Geoscience que estima que, em 250 milhões de anos, todos os continentes vão se fundir, formando um supercontinente quente e seco. Esse é o assunto que o professor Adilson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, traz no episódio desta terça-feira, 26, do Fala Cientista - Por Dentro da Ciência.
Cientistas japoneses podem ter descoberto o nono planeta do sistema solar. Os astrônomos dizem que o novo planeta é três vezes maior do que a Terra. E esse é o tema que o professor Adilson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar apresenta no episódio desta terça-feira, 19, do Fala Cientista - Por Dentro da Ciência.
Você se imagina hoje vivendo sem o seu celular ou sem o seu computador? Difícil, já que praticamente todas as atividades do nosso dia a dia, dependem desses equipamentos. Mas o funcionamento deles depende de energia elétrica e produzir essa energia traz grandes impactos para o meio ambiente. Nesse sentido, os materiais magnéticos podem ajudar a minimizar esses problemas. Esse é o tema que o professor Adilson de Oliveira do Departamento de Fisica da UFSCar apresenta no episódio desta terça-feira, 12, do Fala Cientista - Por Dentro da Ciência.
A capital da Espanha, Madri, sediou, na semana passada, a Conferência Europeia de Magnetismo. O evento reuniu os maiores especialistas da área no mundo. E as discussões se concentraram nas inovações que podem ser usadas para amenizar as consequências das mudanças climáticas e serem decisivas para a transição energética. O professor Adílson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, participou da conferência e traz as informações no episódio desta terça-feira, 5, do Fala Cientista - Por Dentro da Ciência.
A primeira missão lunar da Rússia em 47 anos fracassou depois que a sonda Luna-25 saiu do controle e se chocou contra a lua. Esse é o tema que o Professor Adilson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, apresenta no episódio desta terça-feira, 22, do Fala Cientista - Por Dentro da Ciência.
A Rússia vai lançar a primeira missão lunar ainda neste mês, depois de quase 50 anos. O último lançamento foi feito pelos russos em 1976. O módulo deve fazer pesquisas na superfície da lua por um ano. Esse é o tema que o professor Adilson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, apresenta no episódio desta terça-feira, 8, do Fala Cientista - Por Dentro da Ciência.
O telescópio espacial James Webb pode ter achado a primeira evidência de estrelas escuras. Graças à tecnologia avançada, o equipamento tem captado imagens cada vez mais distantes. Com isso, alguns dos objetos mais antigos do universo, estão sendo identificados. Esse é o tema que o professor Adilson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, apresenta do episódio desta terça-feira, 1, do Fala Cientista - Por Dentro da Ciência.
Um astrofísico da Universidade de Harvard está buscando fragmentos de um meteoro que caiu no Oceano Pacífico, o que indicaria ser objetos interestelares no nosso planeta. Esse é o tema de hoje na coluna Fala Cientista, Por Dentro da Ciência, com o professor Adílson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar.
Fala Cientista – Por Dentro da Ciência
Você sabia que a lula consegue mudar a cor de sua pele por tensões nos seus músculos? A partir do estudo dessa capacidade do molusco é possível estudar aplicações científicas, até mesmo para dispositivos médicos. Esse é o assunto da Coluna Fala Cientista - Por Dentro Da Ciência de hoje, com o professor Adílson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar.
Como evoluiu o universo após o Big Bang? O satélite Euclides foi lançado ao espaço em uma missão de mapeamento de galáxias, para tentar respostas ṕara esse grande desafio da ciência, como explica o Professor Adilson de Oliveira, do Departamento de Física da Ufscar, na coluna Fala Cientista - Por dentro da Ciência de hoje.
No começo desta semana, a lua parece estar maior e mais brilhante. Esse fenômeno é chamado de Superlua. E por acontecer nessa época do ano, recebe o nome de Superlua dos Cervos. No episódio desta terça-feira, 4, do “Fala Cientista - Por Dentro da Ciência”, o professor Adilson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, explica o fenômeno e o porquê dessa Superlua ter sido batizada de Superlua dos Cervos.
O telescópio espacial James Webb detectou, pela primeira vez no espaço, uma molécula de carbono, essencial para a vida. Isso pode ajudar os cientistas a entenderem como as moléculas se formaram na terra e pode ajudar os cientistas a direcionarem os estudos na busca de vida em outras partes do universo.
Esse é o assunto que o professor Adilson de Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, apresenta no episódio desta terça-feira, 27, do Fala Cientista - Por Dentro da Ciência.
Moradores de várias cidades da região puderam observar e registrar na segunda-feira, 19, à noite, uma luz intensa no céu. O professor do Departamento de Física da UFSCar, Adilson de Oliveira, explica o fenômeno no episódio de hoje do Fala Cientista - Por Dentro da Ciência.
Rádio UFSCar
Responde rapidamente
(16) 3351-8099
Rodovia Washington Luiz, Km 235 , nº S/N, Jardim Guanabara , São Carlos / SP
2023 - www.radio.ufscar.br - Todos os direitos reservados
Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
CNPJ: 66.991.647/0001-30 | I.E: 637.148.460.118