Sobre

sobre

Emissora educativa, operando na cidade de São Carlos e região em 95,3FM, e também na internet, a Rádio UFSCar é uma concessão do Ministério das Comunicações à Universidade Federal de São Carlos, por meio da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar. Com o “Escute Diferente”, a Rádio UFSCar tem sido um importante espaço para o aprendizado, a divulgação científica e promoção de eventos culturais e da cidadania. Sua programação é produzida com a comunidade e possui amplo espaço para a produção musical independente, promovendo novos artistas nacionais e internacionais. Saiba mais dos nossos projetos.

 

Histórico

A Rádio UFSCar iniciou sua transmissão em 23 de agosto de 2007 no campus São Carlos da UFSCar, após uma série de ações realizadas pelo projeto de extensão: da construção do prédio à instalação técnica dos estúdios, bem como os debates na elaboração do projeto editorial. Tem sido também uma geradora de projetos e eventos culturais com amplo espaço para a informação e o conhecimento, tendo recebido prêmios por seu conteúdo.  Você pode acompanhar nosso histórico na linha do tempo.

Técnica

A Rádio UFSCar opera na frequencia 95,3FM a 140W de potência sob o prefixo ZYU 757 para a cidade de São Carlos. A Rádio UFSCar é a primeira emissora brasileira a operar 100% em software livre. Desde a produção, gravação e edição de programas até sua transmissão automatizada, a emissora utiliza software livre. Entre os principais programas estão o “Ardour” para o áudio e o “Rivendell” para automação e operação da emissora. Para saber mais acesse nossa área técnica.

Gestão

Gerida pela FAI-UFSCar, detentora da outorga e pela Proex UFSCar, desde 2015 a gestão da emissora é acompanhada por um Conselho Editorial, formado por programadores externos, professores, técnicos da Universidade e da Emissora. A Rádio UFSCar trabalha de forma democrática para fomentar a atividade radiofônica por meio de chamadas públicas, bem como ações de formação, cursos e outros eventos. A programação co-produzida com a comunidade é feita por meio de chamadas públicas.

Conselho Editorial Gestor

Profa. Dra. Debora Burini
Prof. Dr. Alan Pimenta
Diego M. Doimo
Cristiano Barbosa do Amaral
Gisele Bicaletto de Souza (titular)
Fabricio Mazzoco (suplente)

Equipe

Gerência
Diego Musarra Doimo

Jornalismo
Daniel Monteiro
Simone Bezerra

Supervisão Técnica e T.I.
Cristiano Barbosa do Amaral

Assistência Técnica
Henrique Nishihara

Técnica de Áudio
Luciano Matuck
Paulo Pratta

Estagiários

Produção
Vinicius Joaquim Gonçalves
Luis Fernando Coutinho

Jornalismo
Luina Almeida

Muita gente contribui com a programação, veja os nosso relatórios.

 

Rádio UFSCar 95,3 FM
Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luís, Km 235 – SP 310
Monjolinho – CEP: 13565-905 – São Carlos-SP
radio@ufscar.br – (16) 3351-8099 – Whatsapp (16) 993 999 292