USP sedia etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica em São Carlos

Escrito por em 13/06/2018

USP sedia etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica em São Carlos

Você sabe como funciona um robô e quais conhecimentos são necessários desenvolver para trabalhar com essas máquinas? Perguntas como essas despertam a curiosidade de quem não conhece o universo dessas criações que, a cada dia, têm nos surpreendido pelo potencial para realizar tarefas até então restritas aos seres humanos.
Mostrar para a população que a robótica não é nenhum bicho de sete cabeças é um dos objetivos da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que é realizada há mais de 10 anos. Coordenada nacionalmente pela professora Tatiana Pazelli da UFSCar, a competição é dividida em duas modalidades: prática e teórica.
A 5ª Etapa Regional da Modalidade Prática da OBR acontecerá no próximo final de semana, dias 16 e 17, na USP, em São Carlos. 202 equipes formadas por crianças e jovens de escolas da cidade e da região enfrentarão uma série de desafios junto a seus robôs.
Aberta ao público, a competição será realizada no Salão de Eventos da USP, das 8h às 14h30. A entrada é gratuita e não demanda inscrições prévias, basta comparecer ao local e se divertir. Quem coordena a etapa regional da OBR em São Carlos é a professora Roseli Romero, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. Ela participou da edição matinal de hoje do Rádio UFSCar Notícias para falar sobre o evento, os desafios e motivação de realizar a Olimpíada.

Confira a entrevista no podcast abaixo. A partir dos 14min