Dificuldade em aprender matemática pode ser distúrbio neurológico

Dificuldade em aprender matemática pode ser distúrbio neurológico


Algumas crianças, mesmo recebendo todo o conteúdo necessário para se apropriar do conhecimento e do raciocínio matemático, podem ter enormes dificuldades de entender os números. Compreender o que eles representam, quais suas diferentes funções e relações com nosso cotidiano é um verdadeiro desafio para uma criança ou um adolescente com Discalculia.

Em torno de 1% das crianças podem ter Discalculia e é comum que tal condição seja geneticamente determinada tendo relatos parecidos num dos pais ou em parentes próximos. Ou seja, a Discalculia é um problema biológico que nada tem a ver com aspectos do ambiente afetando a capacidade da criança em aprender matemática.

Para falar sobre esse assunto e também sobre a situação do ensino-aprendizagem de matemática, Ronaldo Gomes conversou com a professora Flavia Heloisa dos Santos, ligada a Universidades de Portugal e da Espanha e também da Unesp, em Bauru, e o professor João dos Santos Carmo, docente do Departamento de Psicologia da UFSCar. Ouça!

radioufscarnoticiastarde 01-09-2017

Compartilhar