Programação completa da Semana de Imagem e Som

Escrito por em 18/04/2017

​Ao longo de toda a próxima semana, o tradicional evento do curso da UFSCar, que nesta edição de número 17, debate mídia e ativismo, realizando oficinas, palestras e atividades com profissionais e estudiosos do audiovisual brasileiro. Criado em 1999, por alunos do curso de Imagem e  Som, a SeIS contribui na formação dos alunos, compartilhando o conhecimento com toda a comunidade.

Este ano, a SUA – Semana Universitária Audiovisual, em sua 4ª edição, marca o início da programação já nesse final de semana. Estudantes de cinema, rádio, TV e audiovisual participam com uma série de atividades neste evento que foi criado em São Carlos em 2004. Todas as atividades da SUA e da SeIS são gratuitas, voltados a interessados em cinema, tv e audiovisual e acontecem na UFSCar a partir desta sexta.

Acesse o site e acompanhe a programação da SeIS no facebook.

Confira a programação completa:

 

SUA – Semana Universitária Audiovisual

 

Sexta 21/04
As atividades do primeiro dia terão início com a famosa Mostra Chorume, frequente também em outras edições da SUA. No período da tarde, haverá a plenária de abertura para a discussão de pautas importantes entre os estudantes, seguida de uma Mesa de Debate sobre a Estética Caipira e o Audiovisual Independente, contando com a participação de coletivos de audiovisual da região. Ao fim do dia, serão exibidos os filmes inscritos para a Mostra Coletiva de Abertura, seguida de um sarau para confraternização dos participantes.

Sábado 22/04
No segundo dia, as atividades começam com uma mesa para exposição e discussão das pesquisas inscritas no evento. No período da tarde, haverá mais uma mostra de curtas independentes regionais, “Audiovisual no Interior”, seguida de um debate com os
realizadores. E ao fim, em parceria com o Cineclube do Fresnel e o CineUFSCar, será exibido o aclamado longa “Jovens Infelizes ou um Homem que Grita não é um Urso que Dança”, seguido de um debate com o diretor Thiago Mendonça.

Domingo 23/04
No último dia de programação, haverá duas oficinas pela manhã para os inscritos no evento. Já no período da tarde, haverá a exibição de mais um filme do coletivo TELA SUJA, seguida de uma discussão com os realizadores e estudantes. Por fim, os encontristas irão se reunir para a plenária de encerramento, de onde serão tirados encaminhamentos para o fortalecimento da FENEAV.

 


17ª Semana de Imagem e Som – SeIS 17

 

Segunda 24/04

11h-13h30 – Erro 99 – Oficina de Meme
O coletivo Erro 99 é uma iniciativa de fotógrafos e produtores culturais que se utiliza do humor e a interação com o público como ferramentas para levar para os espaços de consumo e debate pontos de vistas contemporâneos e populares acerca da produção e circulação de imagens.

14-16h – Mostra de Curtas SeIS 17
Mostra de curtas produzidos independentemente. Esse ano tivemos 121 inscritos de várias regiões do Brasil.

16h-17h – Coffee Break

17h-18h30 – Bruno Figueiredo – Palestra Jornalismo Ativista
Fotojornalista e cofundador do coletivo de arte ativismo Nós, Temporários. Teve 8 fotos selecionadas para 5 edições do livro “O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro” e, como jornalista autônomo, 4 vídeos que somam mais de 1 milhão e meio de visualizações.

19h-19h30 – Exibição Moça que Dançou com o Diabo
Curta metragem brasileiro produzido em Rio Claro e que foi selecionado o Festival de Cannes na categoria de Melhor Curta. Também selecionado para categoria de melhor curta no Festival de Filme de Londres.

19h30-21h – Cláudia Seneme do Canto – Palestra e Debate pós exibição
Produtora do Curta “A Moça que Dançou com o Diabo” e responsável pela inscrição do filme no festival, é graduada em Jornalismo e pós-graduada (especialização) Roteiro em Áudio e Audiovisual pela Puc-SP.

 

Dia 25/04 – Terça-feira

9h-13h30 – Exibição em Escola Pública Freenet

Exibição do Filme Freenet na Escola estadual Álvaro Guião. Discutir com os alunos e professora sobre segurança e privacidade.
local: EE. Alvaro Guião

15h-16h – Iniciantes no Mercado Audiovisual (Ex-IeS)
Bate-papo com ex alunos de audiovisual sobre como é ser iniciante no meio audiovisual.

16h-17h – Coffee Break

17h-18h30 – Exibição São Paulo em Hi-Fi

18h30-19h30 – Debate entre alunos sobre o filme
Exibição de filme, seguida de conversa sobre a cultura gay nos anos 80

20h-21h30 – Mesa de Discussão Mulheres nos Quadrinhos
com: Amanda Paschoal, Isadora Fernandes, Carol Rossetti e Gabriela Masson
Amanda Paschoal é Ilustradora, quadrinista e designer, trabalhou como designer na empresa Coleção Têxtil, como Social Media na empresa Tactos Publicidade. Estudou Comunicação Visual na instituição de ensino Etec Polivalente de Americana e design de moda na instituição de ensino Etec (Centro Paula Souza).

Isadora Fernandes é ilustradora responsável pela empresa Oadilos. Estudou Artes visuais na instituição de ensino UNICAMP e Fine Arts na instituição de ensino Kingston University, em Londres.

Carol Rossetti começou a ilustrar em 2014 obras que se tornaram virais retratando mulheres e abordando questões feministas, chegando a se tornarem matéria na CNN. Escreveu o livro “Mulheres – Retratos de Respeito, Amor-Próprio, Direitos e Dignidade”, publicado em 2015, com os direitos já vendidos também para Estados Unidos, Espanha e México.

Gabriela Masson, mais conhecida na internet como Lovelove6, é autora de histórias em quadrinhos, publicando de forma autônoma desde 2013, em formato impresso e virtual. Uma das organizadoras da FeiraDente, realizada desde 2015, anualmente em Brasília, Distrito Federal.

 

Dia 26/04 – Quarta-Feira

11h-13h30 – Gabriela Masson – Oficina de Quadrinhos
Gabriela Masson, mais conhecida na internet como Lovelove6, é autora de histórias em quadrinhos, publicando de forma autônoma desde 2013, em formato impresso e virtual. Uma das organizadoras da FeiraDente, realizada desde 2015, anualmente em Brasília, Distrito Federal.

16h-18h – Jerry de Oliveira – Oficina de Rádio Comunitário
Jerry de Oliveira é ativista do Movimento Nacional de Rádios Comunitárias e atua diretamente como defensor das rádios comunitárias na região de Campinas, no estado de São Paulo.

18h-19h – Coffee Break

19h-20h30 – Exibição Cidade Cinza

20h30-22h – Guilherme Valiengo – Palestra e debate pós exibição
Produtor e diretor de Cinema. Em 2005 iniciou seu trabalho como Produtor de filmes publicitários e curta-metragens. Em 2013 lançou seu primeiro longa-metragem como diretor, Cidade Cinza, documentário sobre o graffiti paulistano. Em 2014 produziu o documentário 20 Centavos, filme sobre as manifestações de junho de 2013 no Brasil.

 

Dia 27/04 – Quinta-feira

12h-14h30 – Nani Brisque – Oficina Cenografia
Nani Brisque, artista plástica, ilustradora e cenógrafa. Graduada em Tecnologia em Design de Multimídia com pesquisa em design sensorial, atualmente estuda possibilidades de montagem para cinema imersivo com o uso de estruturas geodésicas. Através da Nonon Creaturas desenvolve projetos cenográficos e artísticos com soluções conscientes ao meio ambiente.

15h30-17h30 – Exibição dos TCC’s

18h-19h – Coffee Break

19h30-21h – Raony Phillips e Murilo (Muro Pequeno) – Palestra sobre Ativismo no Youtube
Raony é o criador da série inserida na categoria machinimas – vídeos fictícios feitos a partir de jogos – “Girls In The House” que tem conquistado cada vez mais espaço no YouTube. Criada e produzida por ele Raony Philipps, que também dubla todos os personagens, a série conta a história de três amigas que vivem e administram uma pensão.
Murilo é administrador de seu canal no Youtube “Muro Pequeno”, onde trata de ativismo LGBT, negro, de forma humorada, conquistou um grande público nesses últimos meses.

Tagged as

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA