Gerontologia UFSCar busca apoio para regulamentação da profissão

Escrito por em 03/02/2017

Está em tramitação no Senado Federal, em Brasília (DF), o projeto de lei PLS 334/2013, que regulamenta a profissão de gerontólogo no país. De acordo com o portal da transparência do Senado, o projeto está desde 26 de abril de 2016 parado com o relator da matéria, senador Elmano Férrer, eleito pelo PTB do Piauí, mas que no dia 31 de janeiro se filiou ao PMDB.

A proposta regulamenta a profissão de gerontólogo e restringe o exercício da profissão a pessoas diplomadas em gerontologia por estabelecimentos de ensino superior oficiais ou reconhecidos; tecnólogo em gerontologia; tecnólogo em gerontologia e desenvolvimento social, ou, ainda, em curso similar no exterior, após a revalidação e registro do diploma nos órgãos competentes. A proposição estabelece ainda o dia 24 de março como o Dia do Gerontólogo.

Aqui em São Carlos, terça, quarta e quinta-feira, dias 7, 8 e 9 de fevereiro, das 12h30 às 14h30, alunos do curso de gerontologia da UFSCar vão realizar um mutirão na lanchonete do PQ da área Sul do campus, e na Biblioteca Comunitária e na lanchonete da USE, na área norte, para colher 10.000 assinaturas numa petição online que pede a continuidade do trâmite do projeto e que promova a regulamentação da profissão.

Em entrevista ao vivo nos estúdios da Rádio UFSCar na quinta-feira (2), Michele Durães Santos, aluna do quarto ano de gerontologia da UFSCar e diretora de comunicação do Centro Acadêmico Gerontologia, e Larissa de Andrade, Diretora-presidente da Envelhescênsia S.E., empresa júnior do curso, conversaram com o jornalista Daniel Monteiro sobre a iniciativa.

 

A petição pública da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) pode ser acessada aqui. Já a Consulta Pública do Senado está nesse link.

Para mais informações, acesse a página do Centro Acadêmico Gerontologia ou a página da Envelhescência S.E., ambas no Facebook.

Legenda: Michele e Larissa, durante entrevista na Rádio UFSCar – Crédito: Diego Doimo

Marcado como

Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos Obrigatórios *


Rádio UFSCar

Tocando agora
TITULO
ARTISTA