Seguimos na sintonia - 15 anos Rádio UFSCar

​Conheça o livro: Seguimos na sintonia - 15 anos Rádio UFSCar

Na próxima terça-feira, dia 23 de agosto, a Rádio UFSCar 95,3 FM completa 15 anos. Para celebrar a data, a emissora educativa da Universidade Federal de São Carlos prepara uma programação especial, lançamentos de um novo site e de um livro, além de sorteios de camisetas para ouvintes que pedirem músicas pelo Whatsapp (16) 9 9120-3725. Ao longo do dia 23, artistas como Tom Zé, além de outras personalidades, autoridades e profissionais que já integraram a equipe da emissora educativa participam dessa festa.

Ainda no dia 23, estreia o programa “BR 953”, que traz a estrada da música independente nos últimos 15 anos. “Vamos relembrar três anos de história em cada um dos cinco episódios semanais”, adianta a jornalista Agnes Arato, apresentadora da atração, que irá ao ar sempre as terças-feiras, às 13 horas. No mesmo dia, a live “Na Pauta”, transmitida pelos canais oficiais da UFSCar nas redes sociais, destaca o aniversário de 15 anos da emissora. “Também já está no ar o nosso novo site, e ainda será lançado um livro comemorativo, no qual relembramos toda a história da Rádio UFSCar até aqui”, adianta Diego Doimo, Diretor Artístico da Rádio UFSCar.

A emissora, que se tornou a casa da música independente e regional, traz consigo o lema “Escute Diferente”. Grandes nomes da música passaram pelos estúdios da Rádio UFSCar e diversos shows foram realizados em parceria com outras instituições. Além disso, foram dezenas de eventos promovidos pela emissora, como os festivais Contato e Tenho uma Banda, Mostra de Cinema, além de feiras e workshops sobre o papel do rádio na sociedade. Desde o início, a comunidade de São Carlos compõe a grade de programação com ideias próprias por meio de Chamadas Públicas. A trajetória da Rádio UFSCar ainda é marcada por um jornalismo atuante na divulgação da ciência, prestador de serviços de interesse público e promotor da cidadania. “Participamos de coberturas de eventos importantes como o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre, da Campus Party, em São Paulo, da Rio+20, no Rio de Janeiro, dentre vários outros”, lembra Doimo.

Transmitindo 24 horas por dia e 7 dias por semana desde 2007, a Rádio, que foi a primeira do país a operar com 100% de software livre (o que inclui a produção, gravação e edição de programas até sua transmissão automatizada), tem sido um espaço para democratização da comunicação, de defesa da diversidade social e para promoção da cultura. Premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte e com o "Prêmio ARede" de Tecnologia para a Inclusão Social", a Rádio UFSCar conta com um projeto editorial concebido por alunos e servidores docentes e técnico-administrativos da UFSCar após a Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da Universidade ter conquistado a concessão do Ministério das Comunicações no final de 2005.

“No ano em que a primeira transmissão de rádio no Brasil completa 100 anos, podemos afirmar que, pelo seu perfil educativo e cultural, a Rádio UFSCar tem exercido um importante papel na disseminação da informação e da ciência com qualidade e credibilidade para toda a sociedade. Também como parte de seu projeto, a rádio ainda foi e é um espaço de formação continuada, por meio das dezenas de estagiários e bolsistas que já passaram pela emissora. O que muito nos orgulha”, complementa Targino de Araújo Filho, Diretor Executivo da FAI.