Blog





Artista da Semana 2023

Confira quem já foram nossos artistas da semana no ano de 2023

Artista da Semana 2023
Segunda a domingo, drops em diversos horários
Hora Extra: Segunda e sexta, às 18h

Confira os artistas já homenageados na programação da Rádio UFSCar em 2023, e ouça os podcasts com cada um deles:

CÉSAR LACERDA
23 a 29/10
Nosso artista da semana é o cantor e compositor mineiro César Lacerda. Nascido em Diamantina-MG, César já morou em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e hoje está radicado em São Paulo. O artista é considerado por diversos críticos especializados como um dos principais compositores brasileiros surgidos na geração dos anos 2000 e um dos grandes nomes da nova geração da música popular brasileira, não é pra menos, o compositor está presente em mais de 60 álbuns, de diversos artistas brasileiros como Maria Bethânia, Gal Costa, Zezé Motta, e Lenine; e ainda fez parcerias musicais com compositores de renome, como Ronaldo Bastos, Chico César, Paulo Miklos e Jorge Mautner.
O artista lançou em 2013 o seu primeiro disco solo, chamado "Porquê da Voz", com doze faixas autorais, o álbum conta com as participações especiais de artistas como o cantor e violonista Lenine, o percussionista Marcos Suzano, além do quarteto de cordas do leste-europeu Taron, e de alguns novos nomes da nova mpb, como o pernambucano Carlos Posada e a cantora Juliana Perdigão.
No final de 2016, lançou pelas gravadoras yb music e circus, o projeto especial, “o meu nome é qualquer um”. o disco, todo feito ao lado do compositor e produtor musical paulistano romulo fróes, o álbum traz 13 canções inéditas feitas em parceria com rômulo, e após seis meses de intenso trabalho, lançaram a obra. em 2017, César Lacerda lançou o seu quarto álbum, “tudo tudo tudo tudo”, também pelas gravadoras YB Music e circus. com direção artística de Marcus Preto e participação especial de Maria Gadú, mais um grande sucesso do artista.
Em seu mais recente álbum ‘Década’, o artista focou o trabalho no formato íntimo de voz e violão, interpretando canções que marcaram sua trajetória nos últimos dez anos. O álbum, concebido por Filipe Catto, traz interpretações de músicas dos seus discos lançados, regravações de canções que compôs para outras e outros artistas e duas faixas inéditas.

Ouça o podcast César Lacerda


RUBEL
9/10 a 15/10
Natural do Rio de Janeiro, o artista se envolveu com a música ainda no ensino médio, formando uma banda chamada “Corleones”, que tinha como repertório o rock alternativo, nesse período, também cursou cinema cinema na PUC, e ainda durante a graduação, foi fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, no curso de cinema da Universidade do Texas, na capital Austin.
Lá ele começou escrever e compor suas primeiras canções, que viria a gravar nos anos seguintes, e onde teve uma grande vivência musical com outros músicos, principalmente do da cena do folk e do rock alternativo.
Em 2018, Rubel realizou a turnê “Casas”, que passou por cidades como Nova York, Lisboa e em importantes Festivais Brasileiros, como “Coala” e “Rock the Mountain”. O artista ainda se apresentou em casas de shows importantes, e com sucesso de público, esgotando ingressos, como Circo Voador, Vivo Rio, Ópera de Arame e Tom Brasil. Em 2023 lançou o disco “As Palavras”, em dois volumes. O disco faz relação com os principais gêneros musicais brasileiros, com canções que possuem influência do funk, do hip hop, da mpb, tropicália e bossa nova, e traz participações de grandes nomes da música brasileira. 

Ouça o podcast Rubel

GILSONS
2/10 a 9/10
O nosso artista da semana é o trio “Gilsons”, grupo brasileiro formado por Fran Gil, João Gil e José Gil, filhos e netos do grande ícone da música brasilera Gilberto Gil. O grupo em pouco tempo de carreira se tornou um dos mais importantes nomes da cena da nova mpb, suas canções mesclam pop, mpb e ritmos brasileiros.
O grupo teve início em 2018, e desde o início de sua carreira fizeram um resgate da cultura musical baiana, e através de suas letras, propõe um mergulho na ancestralidade negra, e a valorização da diversidade cultural brasileira.
O primeiro lançamento do grupo “gilsons” foi o ep “várias queixas”, lançado em 2020, e teve enorme envolvimento do público, chegando a 59 milhões de visualizações no youtube. em 2021, lançaram o single “refloresta”, em parceria com gilberto gil e bem gil, canção que fala sobre a importância das florestas e biomas do brasil.
Em 2022, veio o primeiro álbum cheio, chamado “Pra Gente Acordar”. O álbum celebra os amores, amizades e viagens do grupo, além de apresentar um novo sentido para o cenário caótico que se instaurou no mundo durante a pandemia do covid 19. O single “presente”, lançado em fevereiro de 2023, foi gravado pelo trio ao lado da Banda Baianasystem e o duo de produtores Tropkillaz. o encontro entre o trio e o baianasystem nasceu durante um ensaio do bloco cortejo afro em salvador, e evoluiu para a gravação do single “presente”, com arranjo do maestro Ubiratan Marques, e vocais de Russo Passapusso e Fran Gil.
Em maio de 2023 os gilsons lançaram o single “bateu”, de forma colaborativa ao lado da cantora e compositora baiana rachel reis e o produtor musical mulú. a canção, muito contagiante, traz letra que aborda o frescor de uma nova paixão e tem produção musical de mulú e josé gil. a faixa revela uma química perfeita entre os artistas, além de todo um frescor e talento dessa nova geração da música popular brasileira.

Ouça o podcast Gilsons

GARY CLARK JR.
25/9 a 1/10
O nosso artista da semana é Gary Clark Jr., cantor, compositor e guitarrista norte americano, nascido em Austin, Texas. Começou a tocar guitarra aos 12 anos e durante a sua adolescência fez pequenos shows, até ter a oportunidade de tocar no clube musical de Austin Antone’s, local que artistas como Jimmie Vaughan e Stevie Ray Vaughan redefiniram o blues da época fazendo suas apresentações. Após ser notado pelo proprietário e pelos artistas que frequentavam o local, Gary passou a ter ajuda dos mesmos em sua carreira musical. Em 2010 fez participação no álbum “100 miles from memphis” da cantora sheryl crow e em 2011 lançou o ep the bright lights pela warner bros record. Em 2012, fez parceria com Alicia Keys em duas canções, sendo uma delas fire we make" com alicia keys, pop wansel e oak felder para o álbum Girl on Fire. Em 22 de outubro do mesmo ano, gary lançou o seu tão esperado álbum, o blak and blu, que alcançou a sexta posição na billboard 200 e número 1 na parada de álbuns de blues. em 2014, durante uma turnê de 18 meses, que teve início em 2013, Gary lançou o seu primeiro álbum ao vivo, que mais uma vez, teve boa aceitação dos críticos.
Em 2019, Gary Clark lançou o seu álbum "This land", também pela Warner records. No mesmo ano, gary lançou o single que leva o nome do álbum, acompanhado de um videoclipe que foi indicado ao grammy, como melhor vídeo musical do ano. o álbum foi escolhido como “álbum de blues favorito” pela allmusic, também em 2019. O álbum faz críticas ao racismo, bem como o cenário político existente na época, além de lembrar de acontecimentos de cunho racial registrados em seu país.
 

Ouça o podcast Gary Clark

RODRIGO AMARANTE
18 a 24/9
Cantor, instrumentista e compositor brasileiro, natural do rio de janeiro, Rodrigo Amarante foi integrante da banda Los Hermanos, dividindo as composições e os vocais ao lado de Marcelo Camelo, uma das maiores bandas de rock dos anos 90 e que influenciou toda uma geração de novas bandas surgidas nos anos 2000. O artista também integrou a Orquestra Imperial no início dos anos 2000 ao lado de grandes nomes da música como Wilson das Neves, Rubinho Jacobina e Thalma de Freitas e, posteriormente mudou-se para os Estados Unidos formando a banda “Little Joy”, muito cultuada no cenário do indie rock.
Em 2013 então gravou seu primeiro album solo intitulado Cavalo. Gravado entre Los Angeles e o Rio de Janeiro, o disco do músico possui faixas em português, inglês e francês, além de participações de seus antigos companheiros em suas bandas anteriores, como o baterista Rodrigo Barba, dos Los Hermanos, e Fabrizio Moretti, baterista do grupo Little Joy. O album foi muito bem recebido pela crítica, ficando entre os melhores do ano de 2014.
Em agosto de 2014, Rodrigo se apresentou no “Tiny desk concert”, famoso programa de shows na web da emissora publica de rádio NPR, sendo o primeiro brasileiro a se apresentar neste conceituado programa, o que lhe rendeu muita visibilidade em todo estados unidos e em todo mundo. Em 2021 Amarante lançou seu segundo álbum solo “Drama”, baseado no livro best seller norte americano “A Vontade de mudar: homens, masculinidade e amor”, escrito por Bell Hooks. A álbum traz 11 faixas com composições e letras que revelam lembranças e reflexões dos momentos de isolamento durante a pandemia, e também recordações de antigos relacionamentos amorosos.

Ouça o podcast Rodrigo Amarante
 

MARIANA AYDAR
11 a 17/9
Natural da cidade de São Paulo, Mariana é filha do grande músico Mário Manga, integrante do grupo Premê, e de Bia Aydar, produtora de diversos artistas brasileiros de renome.

A trajetória musical de Mariana Aydar teve início em 2000, aos 20 anos, quando começou a cantar profissionalmente como backing vocal de Miltinho Edilberto e logo depois, formou o Caruá, grupo de forró que, durante três anos, animou as noites da conceituada casa de show Canto da Ema, em São Paulo. Mariana também foi backing vocal no trio elétrico de Daniela Mercury, no carnaval de 2004.
Após anos de estudo no brasil e na escola de música de Berklee, em Boston, EUA, foi morar em Paris por um ano, e lá conheceu Seu Jorge, que a convidou para abrir os shows na turnê européia. Após essa temporada na europa, Mariana Aydar volta ao brasil em 2005, ano em que trabalhou em suas primeiras composições e gravou seu disco autoral de estréia, Kavita, lançado em setembro de 2006.
Em dezembro de 2019, a artista lançou o álbum “Veia Nordestina”, uma homenagem a cultura popular nordestina e todos os seus ritmos como o forró , o baião e o xaxado, cultura pela qual a cantora é apaixonada desde o início de sua carreira. O disco foi lançado em três partes ao longo do ano, em formato de eps, culminando no lançamento do álbum completo em dezembro de 2019. Com “Veia Nordestina”, no ano de 2020, a cantora venceu o prêmio Grammy Latino, como melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa, que consagrou a carreira da cantora e colocou seu nome entre os principais artistas da MPB.

Ouça o podcast Mariana Aydar


JON BATISTE
4 a 10/9
Nosso artista da semana é o cantor, compositor e pianista Jon Batiste. nascido em 1986, em metairie, cidade no estado da louisiana. Jon é de uma família de músicos e ainda criança iniciou os seus primeiros estudos musicais de forma bem eclética, assimilando todas as influências da música negra e clássica e gospel, passando pelo rock, o funk, disco e soul. Durante a infância, jon tocou bateria e percussão na banda de sua família, a batiste brothers band e posteriormente iniciou os seus estudos no piano, seu principal instrumento. seu primeiro trabalho foi  “Jazz times in New Orleans”, onde explora de forma muita virtuosa o piano, acompanhado por grandes músicos da nova geração, e onde demonstra toda sua influências do jazz, gênero que o artista mais explorou no início de sua carreira. 
Em 2022, jon batiste conquistou 5 de 14 indicações aos prêmios grammy, incluindo a prestigiosa categoria de álbum do ano por seu álbum we are, um grande feito do artista que consagrou seu nome na indústria da música. O conteúdo lírico e temático do álbum reflete eventos como o início da pandemia de covid-19 e seu envolvimento no ativismo negro no ano de 2020, liderando os protestos como o black lives matter, em nova york, após os assassinatos de george floyd e breonna taylor. Em 12 de junho de 2020, ele lançou o single "we are", com a participação de grandes músicos da cidade de new orleans. o álbum ainda traz o feat. de artistas como Mavis Staples, Zadie Smith, PJ Morton e Trombone Shorty.
O álbum mais recente de jon batiste chama-se “World Music Radio”. é o sétimo álbum de estúdio do cantor e compositor norte americano. foi lançado em agosto de 2023, pela gravadora verve. o álbum conta com participações especiais de Jid , Newjeans , Camilo , Jon Bellion , Kenny g, Lil wayne , Leigh-anne e Lana del rey. O álbum traz temas de ficção científica, onde jon cria personagens e uma entidade interestelar chamada “Billy bob bo”, assim as letras trazem diálogos que que refletem diversos lados de sua personalidade e alter-ego, e também críticas sociais. o artista diz que este álbum reflete a “abertura de seu coração” e a “expansão de sua mente”, propondo um novo conceito de música pop.

Ouça o podcast Jon Batiste


IZA
28/8 a 3/9
Nossa artista da semana é a cantora e compositora carioca Iza. Desde jovem no fim dos anos 90, demonstrou muito talento musical e uma paixão pela dança e pelas artes, tendo muito apoio de sua família para iniciar sua carreira musical, assim iza começou como cantora de covers, fazendo versões para clássicos da música brasileira e hits da black music e da soul music, mas logo partiu para sua carreira solo como cantora, compositora e dançarina. Em 2018, lançou seu álbum de estreia, "Dona de Mim", que misturava Pop, R & B, e música brasileira e música latina.
Iza é igualmente reconhecida por seu ativismo e engajamento nas questões de representatividade negra e de igualdade de gênero, utilizando sua arte e plataformas para abordar questões sociais de extrema importância. assim ela revela suas raízes afro-brasileiras e suas origens culturais periféricas, que influenciaram profundamente sua música e seu conceito artístico.
Em setembro de 2022, Iza lançou um ep de três músicas: "Mole", "Mó paz" e "Droga" que também fariam parte do álbum. Chamado de três, o projeto se tornou uma divulgação para a apresentação da cantora no palco principal do rock in rio 2022, o qual se tornou a primeira cantora negra brasileira a fazer um show no palco mundo. no início de 2023 a cantora anunciou seu novo álbum “Afrodhit”, seu 2o. álbum de estúdio. O álbum traz diversas colaborações de artistas como Djonga, King, L7nnon, MC Carol, Russo Passapusso e Tiwa Savage, e com sonoridade original, revela a plenitude de sua maturidade artística.

Ouça o podcast Iza

JOÃO DONATO
14 a 20/8
Nosso artista da semana é o pianista, compositor e arranjador João Donato. Nascido em Rio Branco, no Acre, donato desenvolveu sua paixão pela música desde cedo, e seu primeiro instrumento musical foi o acordeon, começando a tocar ainda adolescente, como autodidata. Seu primeiro disco, chá dançante, foi lançado pela odeon em 1956, com direção musical do músico e compositor estreante, tom jobim. A partir daí foram mais de 40 álbuns lançados como instrumentista e compositor, fora sua atuação como arranjador de discos de diversos artistas, e suas parcerias com grandes nomes da mpb como Gilberto Gil, Caetano, Marcos Valle, Joyce, Gal Costa, e Jards Macalé.
Na década de 1960, donato partiu para uma temporada nos Estados Unidos, na cidade de Los Angeles, onde passou a tocar em cassinos e casas de shows, e onde gravou seu álbum clássico "Bad Donato", ao lado do produtor musical Eumir Deodato. Nesta fase também se aproximou da música latina combinando estilos como o samba-jazz e a salsa. nos anos setenta donato volta para o brasil e grava dois de seus melhores álbuns, "Quem é Quem" e "Lugar Comum", com sonoridade única e arranjos que fizeram história na música popular brasileira.

Ouça o podcast João Donato

 

BARBATUQUES
14 a 20/8
Fundado em 1995, o grupo musical paulistano Barbatuques ganhou projeção através de sua linguagem musical da percussão corporal, explorando em suas composições técnicas e arranjos em grupo, além de desenvolver métodos e procedimentos criativos usando o corpo e a voz como instrumentos. O grupo possui cinco álbuns lançados, “corpo do som” (2002), “o seguinte é esse” (2005), "tum pá (2012), "ayú" (2016) e “só + 1 pouquinho” (2018) além de dois dvds de shows antológicos. ao longo da carreira, foi contemplado com prêmios como o “prêmio tim de música brasileira”, como melhor grupo de mpb (2006).

A forma inovadora de fazer música dos barbatuques, e as inúmeras possibilidades de extrair os sons do corpo tornaram o grupo reconhecido internacionalmente, tanto no meio artístico quanto no meio acadêmico educacional, e resultaram na criação de espetáculos musicais, álbuns, treinamentos e oficinas, que já foram levados a mais de 20 países ao redor do mundo.

Ouça o podcast Barbatuques


MAJUR

7 a 13/8
Majur é uma cantora e compositora brasileira nascida em Campo Grande - MT, e radicada em Salvador, Bahia. Desde muito jovem, majur já demonstrava interesse e talento pela música, influenciada pelo estilo musical de sua família, que incluía sertanejo, samba, pagode e música gospel. Começou a cantar com 5 anos de idade no coral da orquestra sinfônica da juventude de salvador. em 2008 chegou a final do festival anual de canção estudantil, promovido pelo Ministério da Educação.
Em 2018, lançou seu primeiro trabalho solo, o ep colorir, com 3 faixas de sua autoria. Em junho de 2019, majur apareceu ao lado de Pablo Vittar como artistas convidadas na faixa "Amarelo", do rapper emicida, no refrão contagiante com os versos do compositor Belchior, o que deu muita projeção para a artista.
Um dos grandes momentos da carreira de Majur foi o lançamento de seu álbum "Ojunifé", em 2019. o disco foi aclamado pela crítica e pelo público. as canções "Andarilho" e "A mesa", tiveram grande projeção e se tornaram hinos de resistência da cultura negra e do movimento lgbtqia+. Outro momento marcante da artista foi a participação no rock in rio de 2019, onde sua performance impactante e cheia de emoção conquistou a platéia presente. a partir daí majur consolidou seu nome na música popular brasileira.

Ouça o podcast Majur


JASON MRAZ

31/7 a 6/8
Jason Thomas Mraz é um cantor, compositor e violonista nascido e criado no estado da virgínia, nos estados unidos. Suas influências vem dos gêneros do reggae, pop, rock, folk, jazz e hip hop. Estudou na universidade de música de longwood, e também na academia dramática americana de Nova Iorque, onde estudou teatro musical. o seu primeiro projeto musical foi "A Jason Mraz Demonstration", álbum de 1999, gravado de forma independente e contendo oito faixas da sua própria autoria. depois vieram mais quatro eps e dois álbuns premiados, além de se projetar compondo para outros artistas da música pop como avril lavigne, britney spears e christina aguilera. Também fez duas turnês mundiais, abrindo shows de Alanis morissette e Rolling Stones, ganhando fãs e seguidores por todo mundo. O quinto álbum de estúdio do cantor jason mraz foi “yes!”, lançado em 2014. Ao contrário de seus álbuns anteriores, a sonoridade do disco traz um estilo totalmente acústico com abordagem mais folk, e contou com a parceria do conjunto feminino raining jane como sua banda de apoio, onde as integrantes são todas co-autoras das faixas. Seu álbum sucessor “Know”, lançado em 2018 seguiu na mesma linha; e em 2023, lançou seu mais recente álbum intitulado “Mystical magical rhythmical radical ride”.

Ouça o podcast Jazon Mraz

 

OS PARALAMAS DO SUCESSO
24 a 30/7 

A banda paralamas do sucesso é uma das mais renomadas e influentes do cenário musical brasileiro. nasceu do encontro de amigos em brasília, que tocavam em bandas de garage rock, mas teve sua projeção e ascensão pop quando mudaram-se para rio de janeiro, no início da década de 1980. a banda é formada pelo trio: Herbert Vianna, no vocal e guitarra, Bi Ribeiro, no contra-baixo e João barone  na bateria. No verão 1983 a banda emplacou seu hit "Vital e sua moto" e com isso, foram convidados a abrir o show de lulu santos no circo voador, fato que chamou atenção da emi, gravadora com quem assinaram contrato no mesmo ano. assim lançaram seu primeiro álbum com canções bem humoradas e que traziam a sonoridade pop da época, com muita influência do rock e da new wave, e ligados também nos ritmos caribenhos, como o reggae e o calypso. A banda se tornou uma lenda do rock brasileiro, ao lado de outros artistas de brasília como legião urbana, plebe rude e capital inicial e ajudaram muito a consolidar esta cena do rock na década de 80 e 90.

A carreira dos Paralamas do Sucesso foi marcada por uma mistura única de rock, reggae, pop e música brasileira, que lhes rendeu um estilo próprio e uma base de fãs fiéis. eles rapidamente ganharam destaque com o lançamento do álbum de estreia, "Cinema mudo" (1983), que trouxe hits como "Vital e sua moto" e "Meu erro". a partir daí, a banda não parou de conquistar sucesso. Ao longo dos anos, os paralamas lançaram álbuns aclamados, como "Selvagem?" (1986), "Bora-bora" (1988), "Os grãos" (1991). Sua discografia é repleta de canções que se tornaram verdadeiros hinos da música brasileira, como "Oculos", "Alagados", "Lanterna dos afogados" e "Me liga". eles também são conhecidos por suas parcerias com outros artistas, como Gilberto gil, Djavan, Fernanda abreu e Titãs.

Ouça o podcast Paralamas do Sucesso

 

PLANET HEMP
17 a 23/7

Planet Hemp é uma banda brasileira de hip hop e rock alternativo criada por Marcelo D2 e seu amigo Skunk em 1993, no Rio de Janeiro. O nome da banda foi tirado da revista americana “High Times”, especializada na cultura canábica. A banda ganhou destaque ao lançar seu primeiro álbum usuário, em 1995, ganhando fãs por todo o brasil por sua sonoridade que unia o rap e o rock, fusão que estava em tendência no mundo todo. um de seus primeiros shows aconteceram no estado de são paulo no ano de 1993, no famoso festival juntatribo, em campinas, que reuniu milhares de pessoas. Logo após essa primeira fase da banda mais voltada ao rap, novos integrantes entraram na banda, Rafael “Crespo”, “Bacalhau” e “Formigão” trazendo influências do rock e do hard core, com os instrumentos como a guitarra, o baixo e bateria, fazendo com que as letras de rap de Marcelo e Skunk recebessem uma roupagem totalmente nova e original, e com essa formação gravaram seu primeiro álbum "Usuário", disco que vendeu mais de 150 mil cópias, considerado um clássico dos anos 90.

Em seu mais recente álbum, “Jardineiros”, lançado no fim de 2022. com produção da própria banda, além dos produtores Nave Beatz, Tropkillaz, e ainda contou com a excelente mixagem do conceituado produtor brasileiro Mario Caldato Jr. O disco ainda traz participações de Black alien, Criolo, Juçara Marçal, o saxofonista Thiago França e a MC Carol. As músicas carregam o estilo próprio e marcante do Planet, eternizado no lema “rap, rock’n roll, psicodelia, hardcore e ragga”, mas atualizam a linguagem da banda com influências contemporâneas de ritmos como o trap, o reggae, o afrobeat e o miami bass. 

Ouça o podcast Planet Hemp 


PITTY
10 a 16/7
A cantora e compositora Pitty é nossa artista da semana. Considerada uma das maiores representantes do rock brasileiro contemporâneo, em 2003 lança seu primeiro álbum de estúdio solo, Admirável Chip Novo, vendendo 250 mil cópias e tornando-se o disco de estilo rock, mais vendido de 2003 no país. Ao longo de sua carreira, venceu diversos prêmios importantes da música, incluindo o Melhores do Ano, Associação Paulista de Críticos de Arte, Prêmio Multishow de Música Brasileira e o MTV Video Music Brasil, além de concorrer quatro vezes ao Grammy Latino. Pitty também já se apresentou internacionalmente, tendo feito shows em países como Portugal, Estados Unidos, Argentina e Japão. Além de já ter se apresentado em festivais nacionais de grande projeção como João Rock, Rock in Rio, e Lollapalooza.

Em janeiro de 2022 Pitty lançou seu novo álbum Casulo, album que traz letras e temas que refletem seu tempo de reclusão durante a pandemia, e que conta com diversos convidados especiais como o baterista Pupilo, da banda Nação Zumbi, a cantora Jup do Bairro, Monkey Jhayam e Rockers Control, e a cantora e MC Drik Barbosa, entre outras participações e revela uma face mais camaleoa da cantora baiana, que flerta com outros ritmos como o rap, o trap, o reggae, a eletronica e outros ritmos. Ouviremos então a faixa “Diamante” com o feat. da cantora e MC Drik Barbosa e do produtor Weks.

Ouça o podcast Pitty

 

TITÃS
3 a 10/7

Titãs é uma banda de rock formada na cidade de São Paulo, Brasil em 1982. O grupo ganhou destaque nas rádios e televisão com seu som autoral fincado no rock alternativo, mas que incorporava influências de outros gêneros da época como new wave, punk rock, synth pop, reggae e ska. É uma das bandas de rock mais bem sucedidas no Brasil, tendo vendido mais de 6 milhões de álbuns e fazendo parcerias com vários artistas de renome nacional e internacional. Eles receberam um Grammy Latino em 2009 e ganharam o Troféu Imprensa de Melhor Banda por quatro vezes. A formação inicial contava com 9 membros, sendo que 6 eram vocalistas. Arnaldo Antunes, Branco Mello e Ciro Pessoa escreviam as letras, cantavam e faziam backing vocals. Sérgio Britto, Nando Reis e Paulo Miklos, além de cantarem, se revezavam entre os instrumentos musicais, e o restante do grupo era formado por André Jung, na bateria, e Marcelo Fromer e Tony Bellotto nas guitarras. André Jung acabou sendo substituído por Charles Gavin no início de 1985, e assim se estabeleceu a formação clássica da banda.

Em novembro de 2022, os Titãs anunciaram uma turnê em comemoração aos 40 anos de carreira, com shows previstos em dezesseis capitais brasileiras, e em Lisboa. A formação conta com o trio ativo, composto por Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto, além do retorno temporário dos integrantes da formação original, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Paulo Miklos e Charles Gavin. Titãs Encontro - Todos ao Mesmo Tempo Agora, é uma homenagem ao álbum Tudo ao Mesmo Tempo Agora, lançado em 1991, que foi o último a contar com a formação completa reunida na turnê de 2023. Atualmente a banda circula todo País com esta turnê com sucesso absoluto de público, e não é por menos, afinal os Titãs são um marco na história do rock nacional. 

Ouça o podcast Titãs



RENATO TEIXEIRA
26/6 a 2/7

Nosso artista da semana é o cantor e compositor Renato Teixeira, um dos maiores ícones da música popular brasileira e da música sertaneja. Ele é autor de conhecidas canções, como "Romaria", grande sucesso na gravação de Elis Regina de 1977, "Tocando em Frente", uma das várias parcerias com Almir Sater, "Dadá Maria", que gravou em dueto com Gal Costa, e "Frete", tema de abertura do famoso seriado Carga Pesada, da Rede Globo, entre outras grandes canções de sua autoria que fizeram história no cancioneiro popular brasileiro.

Em dezembro de 2015, Renato Teixeira e Almir Sater lançaram o álbum “AR” nas plataformas digitais. Apesar de parceiros musicais e amigos de longa data, foi a primeira vez que os artistas realizaram um projeto juntos. Gravado entre o Brasil e Nashville, Estados Unidos, com produção do norte-americano Eric Silver, o álbum traz 10 músicas inéditas compostas pela dupla. Os artistas navegam pelas vertentes do country ao folk norte americano, mas sem perder sua essência brasileira. Por este álbum ganharam em 2016 os prêmios de melhor dupla regional no Prêmio da Música Brasileira da Multishow, e de Melhor Álbum de Música Regional e Raízes Brasileiras no Grammy Latino. O lançamento mais recente de Renato Teixeira foi o álbum "Naturezas", parceria mais que especial com o cantor e compositor Fagner, lançado pela gravadora e produtora Kuarup Music, em 22 de maio de 2022. O repertório de “Naturezas” conta com oito músicas inéditas e duas regravações, de dois grandes sucessos dos dois artistas. 

Ouça o podcast Renato Teixeira



MAHMUNDI
19/6 a 25/6

A nossa artista da semana é a cantora, compositora e produtora musical Mahmundi, natural do Rio de Janeiro. Com um estilo próprio e muita originalidade, a cantora flerta com a música eletrônica, com o synth pop, com a mpb e com o rock, e as letras trazem poesia bem existencial e filosófica. Tem como principais referências as cantoras e compositoras Marina Lima e Rita Lee, a também do universo radiofônico do rock e do pop dos anos 80. Desde 2016, Mahmundi lançou quatro álbuns publicados por diferentes gravadoras. "Para Dias Ruins" é o segundo álbum de estúdio da cantora e compositora Mahmundi, lançado em agosto de 2018 pela gravadora Universal Music Brasil; o álbum se tornou um marco da carreira da cantora e foi eleito o 9º melhor disco brasileiro de 2018 pela revista Rolling Stone Brasil, e considerado um dos 25 melhores álbuns brasileiros do segundo semestre de 2018 pela APCA, e indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop em língua portuguesa de 2019.

Ouça o podcast Mahmundi

MARISA MONTE
12/6 a 18/6

A cantora e compositora Marisa Monte é nossa artista da semana. Natural do Rio de Janeiro, desde de muito jovem, ela já demonstrava interesse e talento pela música. Seu pai, Carlos Monte, era um dos diretores da escola de Samba Portela, o que a aproximou ainda mais do universo musical. Marisa estudou canto lírico e violão, e durante sua adolescência, participou de diversos festivais e encontros musicais, consolidando sua paixão pela música brasileira. Na década de 1990, lançou seu primeiro álbum solo, “Marisa Monte” (1989), que rapidamente se tornou um sucesso. Com sua voz única e habilidade para mesclar diferentes estilos musicais, como MPB, samba, bossa nova e pop, ela conquistou o público brasileiro e internacional. Além da carreira solo, Marisa Monte também colaborou com outros artistas renomados, como Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, formando o grupo Tribalistas. O álbum homônimo do grupo, lançado em 2002, foi um enorme sucesso e rendeu várias premiações, como o Grammy latino.

Três anos e meio após o lançamento de 'Tribalistas', Marisa voltou ao cenário musical e no primeiro semestre de 2006 lançou simultaneamente dois discos: Infinito Particular e Universo ao meu redor, o primeiro dedicado a canções inéditas pop. O segundo, com um repertório de samba, incluindo canções inéditas e versões. Atualmente, Marisa Monte lançou o álbum “Portas”. O álbum foi muito aguardado e recebeu grande aclamação da crítica e dos ouvintes.

Ouça o podcast Marisa Monte

 

STING
5 a 11/6

Nosso artista da semana é o vocalista, compositor britânico Sting. Antes de ingressar em sua carreira solo foi compositor, cantor e contrabaixista da banda clássica de rock The Police, a banda teve influências do reggae, do punk, jazz e world music, é considerada uma das melhores bandas da história do rock, com enorme atuação na década de 1980, onde gravaram cinco álbuns e emplacaram grandes hits, além de ganharem 6 prêmios Grammy.

Sting tem mais de 15 álbuns gravados e vendeu ao longo de sua carreira mais de 200 milhões de cópias, além de ganhar 16 Grammys, e uma indicação ao Oscar de melhor canção original. O artista, que já era conhecido como vocalista do grupo The Police, tornou-se ainda mais famoso após a turnê de seu primeiro álbum solo Nothing Like the Sun, de 1987, turnê que passou pelo Brasil e despertou o seu ativismo ecológico, ao conhecer o cacique Raoni.
Realizou shows antológicos como o concerto no “Live Aid”, em prol dos direitos humanos e erradicação da fome nos países de 3o. mundo. Em 19 de março de 2021, Sting lançou Duets, um álbum de compilação composto por 17 faixas de colaborações com vários artistas, incluindo Eric Clapton, Mary J. Blige, Shaggy, Annie Lennox e Sam Moore.
Em novembro de 2021, Sting lançou seu 15o. álbum de estúdio "The Bridge" que traz canções de pop-rock, abordando temas como a pandemia global, perdas pessoais, ruptura de relacionamentos, isolamento social, além do conflito político mundial.

Ouça o podcast Sting


CORY HENRY
29/5 a 4/6

Cory Alexander Henry é um cantor, compositor, pianista, organista e produtor musical americano e pode ser considerado um dos nomes mais importantes da nova geração da soul music norte-americana. Teve o início de sua carreira tocando órgão em igrejas ainda prodígio, e já adolescente ingressou no grupo Snarky Puppy, um das maiores grupos instrumentais de jazz norte americano. Henry lançou sua carreira solo em 2018 com o álbum Art of Love , seu primeiro lançamento independente. Em 30 de outubro de 2020, ele lançou seu segundo disco chamado "Something to Say". Nesse mesmo ano, ele lançou os singles Art of Love Live e Christmas With You, ambos sob a gestão e registros do selo Culture Collective. Em 2022, Cory lançou seu mais recente álbum de estúdio, Operação Funk, que ganhou também versão ao vivo em vídeo lançado no final do ano. Ao longo de 2020 e 2022, Cory foi convidado a participar de faixas ao lado de grandes ícones da música pop como Vulfpeck, Imagine Dragons, Jazmine Sullivan, e Marc E. Bassy e Kanye West. Em 2021, Henry e lançou seu terceiro álbum solo "Best of Me", atuando mais nos vocais, além dos pianos e sintetizadores. De acordo com Henry, o álbum é "uma coleção de canções escritas e inspiradas por seus”heróis musicais", com influências como Stevie Wonder , Marvin Gaye, Donny Hathaway, P-Funk e James Brown.

Ouça o podcast Cory Henry

 

LENINE
22/5 a 28/5

Lenine é um dos mais importantes cantores, compositores, e instrumentistas da Música popular brasileira, além de ator, escritor, produtor musical, e ecologista brasileiro. Contabiliza-se que Lenine tenha escrito, gravado e produzido mais de 500 canções, algumas dessas gravadas por diversos artistas brasileiros, entre eles Maria Bethânia, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Gilberto Gil, entre outros. Lenine tem 13 álbuns lançados, e é ganhador de 6 Grammy Latinos, 2 prêmios da APCA e 9 Prêmios da Música Brasileira. É casado há 42 anos com a jornalista Anna Barroso, com quem tem 3 filhos: Bruno Giorgi, João Cavalcanti e Bernardo Pimentel, que também são grandes músicos e atuam ao lado do pai. Como compositor, Lenine teve seu som gravado por diversos intérpretes. Elba Ramalho, foi a primeira artista a gravar uma música sua, depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia, Capital Inicial e muitos outros. Atuou como produtor musical e produziu diversos álbuns de renomados artistas, como Maria Rita, Chico César e Pedro Luís e a Parede. Também trabalhou para televisão com os diretores Guel Arraes e Jorge Furtado, onde fez a direção musical dos filmes Caramuru, A Invenção do Brasil e algumas minisséries. Em 2016, foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira nas categorias: "Melhor Álbum" (Carbono) e "Melhor Cantor", tendo vencido nesta última.

Ouça o podcast Lenine


GIL SCOTT HERON
15/5 a 22/5
Nosso artista da semana é o cantor, compositor, poeta e escritor norte americano Gill Scott Heron. Conhecido no final da década de 1960 e no princípio dos anos 1970 por suas atuações de poesia cantada e falada, linguagem conhecida como “spoken word”, Gil Scott adicionou em suas performances, elementos da música como o jazz, o funk e soul, entre outros ritmos latinos, relacionados com os militantes afro-americanos latinos e com a cultura periférica dos guetos das grandes cidades. Com mais de vinte e cinco álbuns gravados e cinco livros escritos, Gil Scott é visto como um dos fundadores do rap, e um dos maiores ativistas da história do movimento social dos negros nos EUA.

Ouça o podcast Gill Scott Heron

 

JOSS STONE
1/5 a 8/5

Natural da cidade de Dover, Kent, Inglaterra, cresceu escutando uma grande variedade de gêneros musicais, incluindo R&B e soul music cantados por artistas como Dusty Springfield e Aretha Franklin. Em 2002, foi para Nova York para uma audição com o chefe do setor executivo da S-Curve Records, e na sequência, assinou contrato com a BMG no Reino Unido. Desde então, ela despontou e se apresentou com artistas como Blondie e Gladys Knight, abrindo seus shows e participando de diversos e aclamados festivais de música no Reino Unido. Após assinar um contrato com a S-Curve, Stone foi para Miami-Flórida, para começar a trabalhar no seu primeiro álbum, The Soul Sessions, lançado em 2003. Lançado no final de 2003, alcançou o top cinco da parada de álbuns britânicos e o top quarenta da parada de álbuns norte-americanos Billboard 200. O primeiro single, "Fell in Love with a Boy", uma regravação da música do The White Stripes, alcançou o top vinte da parada de singles britânica. 

Após conseguir aclamação crítica por The Soul Sessions, Joss Stone gravou seu segundo álbum, Mind, Body & Soul (Mente, Corpo & Alma), lançado em 28 de Setembro de 2004, dessa vez composto de músicas originais. Ele provou ser um sucesso ainda maior que seu antecessor, já que estreou em primeiro lugar na parada britânica, e na Billboard 200, onde chegou ao número onze. O primeiro single, "You Had Me", tornou-se seu primeiro sucesso a entrar no top dez do Reino Unido. Em 14 de Novembro de 2004, Stone juntou-se à Band Aid 20 em prol da problemática com causas humanitárias na região de Darfur, no extremo oeste do Sudão.

Ouça o podcast - Joss Stone

MARINA SENA
24/4 a 30/4

Marina Sena nasceu em Taiobeiras, município no norte de Minas Gerais, em 1996. Começou a compor músicas aos 15 anos; e aos 17, foi concorrente do The Voice Brasil. Iniciou sua carreira musical profissional aos 18 anos, recebendo apoio de sua família desde o início, uma vez que cantava desde criança. Em 2019, juntamente com os músicos Baka e Marcelo Tofani, formou o grupo de música pop Rosa Neon, com influências oitentistas do electro rock e synth pop, e ao lado do integrantes Marcelo Tofani, Mariana Cavanellas, Luiz Gabriel Lopes e Baka, e se popularizaram com o clipe da faixa de trabalho "A Gente é Demais". Tornou-se mais conhecida após lançar seu álbum de estreia De Primeira (2021), quando o single "Por Supuesto" tornou-se um grande sucesso, ganhando repercussão em redes sociais e plataformas digitais.

Marina Sena recebeu indicações a prêmios como o Prêmio Multishow de Música Brasileira e o Grammy Latino, além da participação em festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Coala Festival, e Roskilde Festival na europa, ganhando milhares de fãs pelo Brasil, América Latina e também ao redor do mundo. 

Ouça o podcast aqui - Marina Sena


PINK FLOYD
17/4 a 23/4
Pink Floyd foi uma banda britânica de rock formada em Londres em 1965. Ganhando seguidores como um grupo de rock psicodélico, eles se destacaram por suas composições longas, pela experimentação sonora, pelas letras filosóficas e pelas apresentações ao vivo criativas, o que levou a se tornarem uma banda de referência máxima dentro do gênero do rock progressivo. Eles são um dos grupos mais bem-sucedidos comercialmente e influentes da história da música popular. O grupo foi fundado pelos estudantes Syd Barrett (guitarra, vocal), Nick Mason (bateria), Roger Waters (baixo, voz) e Richard Wright (teclados, voz). Sob a liderança de Barrett, eles lançaram dois singles e um álbum de estreia de sucesso, The Piper at the Gates of Dawn (1967). A banda foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 1996. Até 2013, eles haviam vendido mais de 250 milhões de discos em todo o mundo, com The Dark Side of the Moon e The Wall sendo dois dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.A banda foi pioneira entre os grupos psicodélicos britânicos e uma das primeiras bandas dos gêneros como do rock progressivo e da música ambiente. 

Ouça o podcast - Pink Floyd


JOYCE MORENO
10/4 a 16/4

Os primeiros registros do trabalho de Joyce Moreno como cantora datam de 1964, quando participou de gravação em estúdio do disco Sambacana, de Pacífico Mascarenhas. Quatro anos depois, lançou seu primeiro disco, Joyce, pela gravadora Philips, assinando sozinha a autoria de cinco das dez músicas do álbum. Desde então produziu mais 45 discos e dois DVDs, compôs cerca de 400 músicas e foi quatro vezes indicada ao Grammy Latino. No Brasil, tornou-se nacionalmente conhecida em 1967, um ano antes de lançar o primeiro disco, ao classificar a canção Me disseram no II Festival Internacional da Canção (RJ), mas o auge da popularidade foi entre o final da década de 1970 e o início da década de 1980, quando apresentou Clareana, uma música feita para as filhas, no Festival de Música Popular Brasileira da TV Globo. A canção obteve sucesso em todo o país e foi gravada no álbum Feminina, lançado naquele mesmo ano com um repertório em que também se destacaram as faixas Mistérios, Da Cor Brasileira e Essa Mulher, e a faixa que dá nome ao álbum. 

Ouça o podcast - Joyce Moreno


AMY WINEHOUSE
3/4 a 9/4

Amy Winehouse foi uma cantora e compositora britânica, conhecida por seu poderoso vocal de timbre contralto, e por sua mistura eclética de gêneros musicais, incluindo soul, jazz, R & B e ritmos caribenhos, como o ska. Oriunda de uma família com forte tradição musical ligada ao jazz, Amy ingressou na carreira artística ainda na adolescência, apresentando-se em pequenos clubes do gênero em Londres. A sua estreia no cenário musical britânico ocorreu em 2003, com o álbum Frank, que, embora elogiado pelos críticos musicais, não obteve boas vendas. Apenas em 2006, com o lançamento do seu segundo álbum de estúdio, Back to Black, Amy Winehouse ganhou proeminência como uma artista pop. Back to Black obteve a aclamação dos críticos e, impulsionado pelo êxito de "Rehab", a canção de trabalho do álbum, atingiu recordes de vendas em territórios britânico e americano. O disco foi o mais vendido do mundo em 2007, com seis milhões de cópias comercializadas, e, ao vencer cinco troféus durante a 50.ª edição dos Grammy Awards em 2008, consagrou a cantora como a britânica mais premiada no evento. 

Ouça o podcast - Amy Winehouse


MESTRE AMBRÓSIO
27/3 a 2/4

Mestre Ambrósio é uma banda recifense surgida no movimento manguebeat, e criada em 1992, a partir de apresentações na famoso bar Soparia, no Recife antigo, onde se apresentavam diversos artistas da cena popular e independente, que se encontravam no centro da cidade. Depois de quase 15 anos sem subir aos palcos, a banda Mestre Ambrósio voltou ao cenário musical, em show no Clube Português, para comemorar os seus 30 anos de carreira. A turnê comemorativa começou em novembro de 2022 e já passou por várias cidades, reunindo a formação original: Siba (vocal, guitarra e rabeca), Eder “O” Rocha (percussão), Helder Vasconcelos (fole de 8 baixos, percussão e coro), Sérgio Cassiano (vocal e percussão), Mazinho Lima (baixo e coro) e Maurício Badé (percussão e coro). 

Ouça o podcast - Mestre Ambrósio

 

BEYONCÉ
20 a 26/3

Beyoncé, é uma cantora, compositora, atriz, modelo, dançarina, e empresária, Nascida e criada em Houston, no Texas, Beyoncé se tornou conhecida no ano de 1997, como uma das integrantes do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 60 milhões com o grupo Destinys Child, de acordo com a Columbia Records em 2015. Em 2003, ela lançou seu álbum de estreia em carreira solo, Dangerously in Love, o que com o singles singles "Crazy in Love" e "Baby Boy" alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100. No ano seguinte, foi premiada com cinco Grammy Awards. Seu mais recente álbum Renaissance, Com canções arranjadas como uma mixagem de DJ, é um disco otimista que mistura estilos de música de dance negra pós-1970, como disco e house. Seus temas incluem escapismo, auto confiança, auto expressão e prazer. 

Ouça o podcast - Beyonce


MARCOS VALLE
13 a 19/03

Marcos Valle é um dos maiores ícones da bossa nova e da MPB, cantor, compositor, pianista e maestro, ao longo dos anos se tornou um dos artistas mais prestigiados fora do Brasil, fazendo inúmeras turnês internacionais de grande sucesso. Ao lado de seu irmão Paulo Sérgio Valle clássicos como Samba de Verão, "Preciso aprender a ser só", "Batucada surgiu”. Marcos Valle atravessou décadas sempre ativo e se re-inventando, flertando com o samba soul, o funk, o jazz, a disco, entre outros gêneros musicais muito além da bossa nova, além de compor inúmeras trilhas sonoras para telenovelas que ficaram no imaginário popular para sempre. 

Ouça o podcast - Marcos Valle

 

ERYKAH BADU
6 a 12/03

Erykah Badu é cantora, compositora, produtora musical e atriz americana, e um dos maiores ícones do R & B , soul e hip hop atual. Badu ganhou destaque no final da década de 90, quando seu álbum de estreia Baduizm, a colocou na vanguarda do movimento neo soul , ganhando o apelido honorífico de Rainha do Neo Soul por críticos musicais. Seu primeiro álbum “Baduizm”, foi lançado em fevereiro de 1997 e recentemente a cantora esteve em turnê celebrando os 25 anos desse álbum antológico, que passou pelo Brasil no início de 2023 no Nômade Festival, onde entregou um show emocionante e histórico. 

Ouça o podcast - Erykah Badu


BALA DESEJO 
27/02 a 05/03

Bala Desejo, que vem se destacando como uma das grandes revelações da Nova MPB, e que é formado por Dora Morelenbaum, Zé Ibarra, Julia Mestre e Lucas Nunes. O grupo levou o Grammy latino de 2022 com melhor álbum pop em português. As referências das bandas são principalmente artistas dos anos 60 e 70 como Doces Bárbaros, Novos Baianos, Rita Lee, Caetano, Bethânia, Gil, Gal, artistas que inspiraram muito a banda antes mesmo de sua formação. 

Ouça o podcast - Bala Desejo

 

Artista da Semana: segunda e domingo, drops em diversos horários
Hora Extra: Segunda e sexta, às 18h
95,3 FM  l  radio.ufscar.br

Últimas notícias



 

Rádio UFSCar
Responde rapidamente

Rádio UFSCar
E aí,
qual música você quer ouvir?
#banquetedehits #escutediferente
02:58
×
Chamar no WhatsApp Chamar no WhatsApp

2023 - www.radio.ufscar.br - Todos os direitos reservados

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

CNPJ: 66.991.647/0001-30 | I.E: 637.148.460.118

Desenvolvido por:

Connect Core