FestA! | Festival de Aprender – Artes Visuais e Tecnologias

FestA! | Festival de Aprender – Artes Visuais e Tecnologias

O SESC  apresenta neste mês o especial FestA!, Festival de Aprender, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de março em 35 unidades do Sesc no estado de São Paulo. Formado por uma intensa programação de mais de 400 atividades, contempla oficinas, cursos, palestras e experimentações em desenho, fotografia, robótica, costura, artes digitais, bordado, cerâmica, impressão 3D, entre outros, com artistas e profissionais de destaque em suas áreas de atuação. O FestA é um convite a descobrir, em um final de semana festivo, a pulsante busca pelo aprendizado criativo – em atividades que também refletem a programação de cursos e oficinas regulares oferecidas pelo Sesc. Um momento em que novos jeitos de ver e conhecer o mundo pode vir à tona, fazendo arte e criando cultura.

Confira a programação para o SESC São Carlos:

FestA! | Festival de Aprender – Artes Visuais e Tecnologias

Demonstrações

Linhagens

Com Daniel Morais Paschoalin

Durante o FestA! os trabalhos do artista Daniel Paschoalin povoam o Espaço de Convivência do Sesc São Carlos, possibilitando o contato direto com sua produção,  que transita entre o desenho e a escultura.

Daniel Paschoalin é arquiteto e mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atua como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Administração e Artes de Limeira, FAAL, onde ministra aulas de desenho e escultura.

Dias 11 e 12, sábado e domingo, das 9h30 às 18h30.

Foyer do teatro. GRÁTIS. Livre

PoeirArte

Com Crica Monteiro

Uma parede preta + giz = arte impermanente: uma das paredes do Espaço de Tecnologias e Artes é ocupada por uma obra surpresa e o público pode acompanhar o processo de criação da artista.  

Crica Monteiro é designer, ilustradora e grafiteira que transita pelo universo do hip hop e da arte de rua. É bacharel em Design de Interfaces Digitais pelo Centro Universitário Senac-SP.

Dia 11, sábado, das 10h às 18h.

Espaço de tecnologias e artes. GRÁTIS. Livre

Modelo vivo

Com Fabio Morais

Uma obra composta por um espaço para prática de desenho de modelo vivo com as artistas Joana Ferraz e Júlia Rocha, que apresentam performances de sua autoria. O público pode participar desenhando ou observando as ações.

Fabio Morais é artista visual e mestre formado pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Vive e trabalha em São Paulo. É representado pela Galeria Vermelho. Participou de exposições coletivas em instituições no Brasil e no exterior, incluindo a Bienal de São Paulo e a Bienal do Mercosul.

Dia 11, sábado, das 14h às 18h.

Sala de atividades corporais. GRÁTIS. Vagas limitadas. Inscrições no local e horário da atividade. 18 anos

Caricatura digital

Com Filipe Lucidi e Osvaldo Spitaleti Junior

Demonstração e experimentação de diferentes estilos de caricatura, do cômico ao nigaoê (mangá japonês), e de técnicas usadas na mesa digitalizadora.

Filipe Lucidi é quadrinista e ilustrador, autor da série “O Povo do Monjolinho” e fundador do Estúdio Lucidi, que oferece cursos de mangá, cartum, Comics, desenho clássico, entre outros. Osvaldo Spitaleti Junior é ilustrador. Participou com suas ilustrações do livro “Histórias Curiosas de São Carlos”, lançado pelo Estúdio Lucidi em parceria com a Fundação Pró- Memória de São Carlos.

Dia 12, domingo, das 14h às 17h.

Espaço de tecnologias e artes. GRÁTIS. Vagas limitadas. 14 anos


Curso

Autoconhecimento pelo desenho

Com Breno Carneiro de Menezes

Ateliê para experimentação e construção de sentidos por meio do desenho. Os participantes são convidados a realizar trabalhos expressivos partindo de sua experiência corporal, envolvendo postura, exercícios sensoriais e a relação com o espaço e o tempo.

Breno Carneiro de Menezes é arteterapeuta, bacharel em Gravura e Licenciado em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

De 12/03 a 2/04, domingos, das 10h30 às 12h. Sequencial.

Sala de atividades corporais. GRÁTIS. 20 vagas. Inscrições a partir do dia 6 no site sescsp.org.br/festa e na Central de atendimento. 14 anos


Oficinas

Narrativas em quadrinhos

Com Marcello Quintanilha

A oficina tem como proposta a criação de uma narrativa em quadrinhos e é dividida em dois módulos. No primeiro, discute-se o tema, as expressões e o objetivo da narrativa. No segundo, incentiva-se a composição de uma história em quadrinhos. Ao final, haverá uma leitura coletiva e discussão sobre os melhores métodos para a comunicação com os leitores.

Marcelo Quintanilha é quadrinista. Iniciou sua carreira em 1988, tendo colaborado com revistas e jornais entre Brasil, França, Estados Unidos e Espanha. Autor dos álbuns “Salvador”, ”Fealdade de Fabiano Gorila”, ”Sábado dos meus Amores”, ”Almas Públicas”, ”O Ateneu”, ”Tungstênio” (prêmio Polar, Angoulême 2016), ”Talco de Vidro” e ”Hinário Nacional”.

Dia 11, sábado, das 10h às 17h.

Dia 12, domingo, das 14h às 18h.

Sala multiuso. GRÁTIS. Sequencial. Intervalo de 1h para almoço no sábado. 20 vagas. Inscrições a partir do dia 6 no site sescsp.org.br/festa e na Central de atendimento. 16 anos

Desenho em tattoo

Com Ciscko Itamura

Um encontro para compartilhamento de experiências, referências e trajetórias no trabalho com a tatuagem, em que os participantes são convidados à experimentação de técnicas, materiais e processos utilizados pelo artista.

Ciscko Itamura é artista e tatuador que vive e trabalha em São Carlos.

Dia 11, sábado, das 14h às 18h.

Teatro. GRÁTIS. 35 vagas. Inscrições no local e horário da atividade. 14 anos

Iniciação à aquarela

Com Izadora Luz

Iniciação à técnica da aquarela visando explorar as formas e cores do desenho que é elaborado junto à água.

Izadora Luz é artista visual, bailarina e ilustradora da Revista Capitolina, graduanda em Artes Plásticas pela Escola Guignard-UEMG e integrante do grupo O SOMOS, de Belo Horizonte.

Dia 12, domingo, das 14h às 18h.

Sala de atividades corporais. GRÁTIS. 20 vagas. Inscrições a partir do dia 6 no site sescsp.org.br/festa e  na Central de atendimento. 14 anos

Desenho do plano ao espaço

Com Daniel Morais Paschoalin

Nesta oficina o público experimenta as possibilidades do desenho no espaço, utilizando-se do arame para a construção de esculturas tridimensionais. Dos primeiros esboços em papel à execução de uma peça escultórica, o encontro proporciona uma imersão no processo criativo do artista Daniel Paschoalin.

Daniel Paschoalin é arquiteto e mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atua como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Administração e Artes de Limeira, FAAL, onde ministra aulas de desenho e escultura.

Dias 11 e 12, sábado e domingo, das 14h às 18h. Sequencial.

Foyer do teatro. GRÁTIS. 20 vagas. Inscrições a partir do dia 6 no site sescsp.org.br/festa e na Central de atendimento. 14 anos


Vivências

Desenho de brincar

Com instrutores de atividades infantojuvenis do Sesc

O Espaço de Brincar da unidade é dedicado à experimentação livre do desenho e da expressão corporal, por meio do traço e do movimento, em atividades para crianças e suas famílias. Com as educadoras do Sesc São Carlos Fabiana Lorenzeti e Geisa Ramos.

Dia 12, domingo, das 9h30 às 15h30. Espaço de brincar. GRÁTIS. Vagas limitadas. Inscrições no local e horário da atividade. 0 a 6 anos.  

Ateliê para livre experimentação

Com Anny Lemos e Christiane Tragante

Um espaço para a realização de desenhos de acordo com os interesses de cada participante, que tem à sua disposição materiais como nanquim, carvão, grafite, crayon, giz pastel e outros.

Anny Lemos é artista plástica e educadora, formada em Artes Plásticas pela UNESP de Bauru. Christiane Tragante é arte-educadora, professora da rede federal de ensino e doutoranda em Educação.

Dia 11, sábado, das 14h às 18h.

Área de convivência externa. GRÁTIS. 30 vagas. Inscrições no local e horário da atividade.

7 anos

Ateliês para família

Quero ser um desenho

Com Laura Teixeira

A proposta é construir adereços com diversos tipos de materiais, como fitas adesivas, jornais ou tecidos e cada participante transformar-se no seu próprio desenho, criando novas relações com o ambiente e as pessoas ao redor.

Laura Teixeira é designer e ilustradora com mestrado pela FAU-USP e especialização em ilustração pela EINA (Escola de Disseny i Art, em Barcelona). Além de publicados em livros, os desenhos da autora foram realizados em murais, roupas e azulejos.

Dia 11, sábado, das 14h às 18h.

Galpão. GRÁTIS. 30 vagas. Inscrições no local e horário da atividade. Livre

Construa o seu corpo: A diversidade do corpo humano

Com Carolina Velasquez

Uma roda de costura para construir um boneco que represente a autoimagem do corpo de cada participante. A costura como desenho do corpo, como a escrita do ser e a consciência sobre suas cicatrizes visíveis e invisíveis.

Carolina Velasquez é bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de artes da UNESP-SP e pós-graduanda em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FAAP-SP. É pintora muralista e costureira de estandartes e bonecos. Participação da educadora Thelma Lobel, integrante do Zebra5 Jogo e Arte.

Dia 12, domingo, das 14h às 18h.

Galpão. GRÁTIS. 30 vagas. Inscrições no local e horário da atividade. Livre


VERBETE

Ateliê

O termo ateliê – do francês atelier – define um local com materiais, ferramentas e equipamentos utilizados na criação e execução de trabalhos artísticos. São estúdios individuais ou coletivos, em que produtores se encontram para discutir e desenvolver pesquisas e projetos criativos.

Com o intuito de democratizar esses espaços, artistas independentes e centros culturais realizam os Ateliês Abertos: encontros para conversas, vendas de produtos e obras de arte e para realização de workshops e oficinas com propósitos pedagógicos e metodológicos mais amplos, ressignificando modos de aprender, fazer e trocar saberes. Esses eventos aproximam pessoas por meio de experimentações propostas por artistas, educadores e produtores em cada segmento artístico.

Os Ateliês Abertos no Sesc, em conjunto com exposições, cursos e bate-papos, oferecem possibilidades, vivências ou aprofundamentos em temáticas e técnicas variadas como desenho, pintura, fotografia, escultura, gravura, moda e muitas outras. Todos eles são encontros em que as relações são permeadas pelo diálogo, intercâmbio de conteúdos e pela busca da autonomia nos processos de criação, fomentando espaços nos quais os agentes envolvidos possam se reconhecer individual e coletivamente em suas produções.

Compartilhar